Pular para o conteúdo principal

13º Encontro Nacional do Terceiro Setor - ENATS
Imagem: Divulgação

Belo Horizonte sedia o 13º Encontro Nacional do 3º Setor

criado em - atualizado em

O 13º Encontro Nacional do Terceiro Setor (Enats) será realizado nos dias 5 e 6 de junho, em Belo Horizonte, no Cine Theatro Brasil Vallourec, localizado na Praça Sete, no Centro. Na segunda-feira, dia 5, às 18h30, o prefeito Alexandre Kalil fará a abertura do evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e, neste ano, terá como tema central a transparência das relações intersetoriais. Durante a solenidade, será feita a entrega do prêmio Enats de Boas Práticas de Gestão do Terceiro Setor.

 

Na terça-feira, dia 6, das 8h30 às 19h, haverá mesas de debates, com a participação de representantes de organizações, empresas e governos de vários estados, que irão compartilhar suas experiências e estratégias.

 

A presidente do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, Marcela Giovanna, será mediadora do debate “Sociedade Civil e Investimento Social em Números”. A mesa, que abre os diálogos da manhã, contará com a participação de Félix Garcia Lopes Júnior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e Graziela Santiago, do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife).

 

Para o painel “Negócios Sociais”, a mediadora Marisa Seoane, chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município de Belo Horizonte, recebe a gestora regional do Instituto Yunos, Gabriela Reis; o representante da Fiat, André Barreto Faria, que apresentará a experiência da cooperativa social Cooperárvore; e Vinícius Caires, que irá compartilhar a experiência da Framesoft, plataforma de gestão para organizações sociais.

 

Encerrando os trabalhos do período da manhã, será realizado o painel “A Implementação do Marco Regulatório, Sua Aplicabilidade e Transparência”, com mediação do procurador geral do município, o advogado Tomáz de Aquino Resende. Participam desse debate a advogada Laís Figueiredo; a integrante da Comissão do Terceiro Setor da OAB, Adriana Girolete; e a chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Clarice Costa Calixto.

 

Às 14h, iniciando as atividades da tarde, o diretor da Nexo Investimento Social, Thiago Alvim, fará a mediação do painel “Investimento Social Transparente: a visão do investidor social”. O convidado é o advogado Rafael Lafetá, que irá compartilhar a experiência do Instituto MRV.

 

O tema “Reforma da Previdência, Cebas e a Sustentabilidade das Instituições: títulos e qualificações” será abordado no painel mediado pelo advogado Fábio Costa Vilar, do Escritório Tomáz de Aquino, Costa Vilar Sociedade de Advogados. O consultor em contabilidade, Nailton Cazumbá; a professora de Direito, Dinorá Carla Fernandes; e a advogada especialista em Direito Público Bianca Monteiro serão os debatedores.

 

Na última mesa de debates do encontro, a diretora da Conviver Saber Social, Janice Salomão, será a mediadora do painel “Estratégias de Captação de Recursos”, que contará com a participação da coordenadora do Programa Nota Paraná, Marta Gambini; e de Jonas Araújo, que apresentará a experiência da plataforma de captação de recursos Trackmob.

 

Nos intervalos dos debates, as organizações sociais participarão dos painéis multisetoriais apresentando seus projetos e resultados. O encerramento ficará a cargo do Grupo Meninas de Sinhá.