Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte recebe pela segunda vez prêmio Anciti Awards
Divulgação/PBH

Belo Horizonte recebe pela segunda vez prêmio de inovação e tecnologia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ficou entre as cinco cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes reconhecidas com o prêmio Anciti Awards 2023, durante o Smart Gov Brasil. A capital ficou na terceira posição por se destacar em inovação e tecnologia. Esta é a segunda vez que a PBH é premiada pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras pelas práticas adotadas no município.

A capital tem feito importantes investimentos em tecnologia. Atualmente, são mais de mil serviços digitais disponibilizados pela Prefeitura, sendo 722 automatizados em solução integrada, além dos 1.317 serviços com informações disponibilizadas no Portal de Serviços.

BH é a primeira capital do país a oferecer a todos os moradores de vilas e favelas o sinal gratuito de internet, beneficiando quase 400 mil moradores que vivem em áreas de grande e média vulnerabilidade social. São mais de 3.700 pontos de Wi-Fi gratuitos espalhados pela cidade, sendo que 2.125 destes em vilas e favelas, incluindo em espaços e equipamentos públicos como escolas e praças. E tudo isso acontece simultaneamente com o programa de capacitação da população que certificou mais de 11 mil pessoas em vários cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e atualmente acaba de oferecer mais de 2.500 novas vagas para os cursos gratuitos.

Todas as ações da Prefeitura de Belo Horizonte no campo da inovação de modernização seguem as premissas do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente, que estruturou as ações da cidade em cinco eixos: Governança e Serviços ao Cidadão; Desenvolvimento Econômico, Urbanismo e Turismo; Cultura tecnológica e inclusão digital;Mobilidade e Segurança; Meio ambiente, Sustentabilidade e Cidadania.

O diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Jean Mattos Duarte, recebeu o prêmio em nome do prefeito Fuad Noman. “Para Belo Horizonte é uma honra chegar ao final do ano com mais um prêmio e que levou em conta nossas ações de inovação, transformação e inclusão digital, qualidade de vida, infraestrutura, governança e sustentabilidade”, comemorou Jean Mattos.

Premiação

A premiação reconhece as iniciativas de transformação digital que tem modernizado os municípios brasileiros, principalmente no campo da governança e entrega de serviços digitais para a população, desburocratizando, dinamizando e acelerando as entregas públicas. O prêmio da Anciti teve como padrões de mensuração dados e indicadores organizados pela consultoria Brigth Cities e contou com uma série de critérios para a verificação de 70 itens comprováveis de cada um dos municípios participantes. Foram mais de uma centena de municípios inscritos, representando todo o Brasil de Norte a Sul. Com essa aferição, a Anciti montou o maior diagnóstico sobre as cidades brasileiras que investem em inovação tecnológica e governo digital.