1 Abril 2025 -
A capital mineira se prepara para mais um passo importante rumo à mobilidade sustentável. A partir desta terça-feira (1º) o primeiro micro-ônibus 100% movido a Gás Natural Veicular (GNV) e Biometano do estado entrará em Operação Assistida no Sistema de Transporte Suplementar da capital. O veículo fará a primeira viagem às 15h desta terça-feira, saindo do ponto final Ouro Minas, na Rua Santa Leopoldina, 122.
O novo modelo o Fly 10 – GV (100% GNV/Biometano) é uma iniciativa colaborativa entre a Prefeitura de Belo Horizonte, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Volare, Agrale e Sindicato dos Permissionários Autônomos do Transporte Suplementar de Passageiros dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Operação Assistida
Até 27 de abril, o veículo passará pela Operação Assistida, onde irá trafegar em quatro rotas diferentes do Transporte Suplementar de Belo Horizonte, para que seja demonstrado toda a versatilidade do automóvel, sendo:
● Linha S53 - Confisco/Ouro Minas
● Linha S66 – Tupi/Europa
● Linha S61 – Mantiqueira/ Estação Vilarinho
● Linha S92 – Esplanada/ Buritis
“Belo Horizonte avança na modernização do transporte coletivo e na busca por tecnologias que tragam ao passageiro viagens mais sustentáveis e confortáveis. A Operação Assistida é um importante momento de avaliação para tomadas de decisão e acompanharemos todos os dados de operação, assim como feito nos veículos elétricos”, destaca o superintendente de Mobilidade, Rafael Murta.
Essa nova opção de transporte representa uma alternativa robusta, inovadora, econômica e ambientalmente responsável, reduzindo as emissões de poluentes e garantindo maior eficiência energética.