Pular para o conteúdo principal

Palco da 21ª Parada do Orgulho LGBT
Divulgação/PBH

Belo Horizonte recebe a 23ª Parada do Orgulho LGBT

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte é co-organizadora da 23ª Parada do Orgulho LGBT da cidade. O evento, realizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais – CELLOS/MG, acontece no próximo domingo (6). O município participará com reforço das operações de cidadania, saúde, trânsito, limpeza, fiscalização e segurança, além do apoio institucional da Belotur. São esperadas 150 mil pessoas.

 

O início da concentração do evento será às 11h, na Praça da Estação, região central. Na programação, shows de artistas locais e manifestações políticas e institucionais de aliados da comunidade LGBTQIA+. Às 16h, três trios elétricos iniciam o percurso em direção à Praça Raul Soares, no Barro Preto.

 

O subsecretário de Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte, Thiago Alves, reafirma o compromisso do município no apoio à Parada LGBT, considerando que eventos como este buscam garantir direitos desta população. “Queremos que a Parada, após dois anos sem acontecer em função das medidas de contenção da pandemia, seja realizada da melhor forma possível. Estamos investindo em diversas frentes para que seja um momento de reafirmação e de orgulho para a população LGBT da cidade e também para os turistas que vêm de suas cidades para o evento”, explicou.

 

"A Belotur é, mais uma vez, parceira da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, trazendo toda a sua expertise na realização de grandes eventos da cidade. Neste ano, a empresa municipal trabalhou prestando uma consultoria para a organização e operação do evento, além de apoiá-lo institucionalmente. Nós entendemos que a Parada é uma manifestação muito importante para o incremento do turismo LGBT na cidade. Por isso, a Belotur realiza, também, uma pesquisa para traçar o perfil dos participantes e auxiliar na melhoria das edições futuras", afirma Nathália Coelho, gerente de Produção da Diretoria de Eventos da Belotur.

 

Políticas públicas para a população LGBT

 

A Diretoria de Políticas para a População LGBT da PBH está ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e é responsável por planejar e monitorar a implementação de programas, serviços e ações afirmativas que visem à promoção e defesa dos direitos da população LGBT, a superação das desigualdades e a eliminação da violência e discriminação.

 

O atendimento especializado à população LGBT+ é realizado no Centro de Referência LGBT, que fica na rua Curitiba - 481, no Centro da capital mineira, e tem como objetivo acolher, contribuir para a defesa e promoção dos direitos humanos e da cidadania desta população, por meio de ações de enfrentamento da violência e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Assim, busca fortalecer individual e coletivamente com ações de orientação, defesa, promoção dos direitos humanos e cidadania, mitigação de vulnerabilidades e enfrentamento de violências LGBTfóbicas.