22 June 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, nesta quinta-feira (22), a Pré-Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro será realizado no CRESAN Mercado da Lagoinha, na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, a partir das 14h. São esperadas cerca de 100 pessoas. Usuários e trabalhadores relacionados à política de Segurança Alimentar e Nutricional, agricultores urbanos e da agricultura familiar, grupos de alimentação escolar, conselheiros, pesquisadores e estudantes, entidades sociais ainda podem se inscrever preenchendo o formulário.
Organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, a pré-conferência é preparatória e antecede a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, marcada para os dias 14 e 15 de julho. O objetivo é mobilizar, incentivar e preparar a participação da sociedade civil organizada e demais cidadãos interessados, promovendo a análise e debates sobre os temas que serão discutidos na Conferência Municipal.
Neste ano, as discussões e deliberações estarão ancoradas pela temática “Comida de verdade, da produção sustentável ao consumo consciente!”. Os debates se dividem em dois eixos temáticos: (1) Produção de Alimentos da Agricultura Familiar e Urbana Agroecológica e (2) Combate à Fome e à Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA). Ainda, de forma transversal aos dois eixos, serão debatidos o Fortalecimento Popular e Comunitário do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e Avaliação e Fortalecimento da Política e do Sistema de SAN.
A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, reforça o compromisso do município em fortalecer a Política de Segurança Alimentar e Nutricional na cidade neste momento de diálogo e participação social. “O período conferencial é um dos momentos mais importantes do ciclo da política pública, momento em que, de forma coletiva, diversos atores se reúnem com objetivo de debater a política e definir as diretrizes para a sua qualificação e fortalecimento em todos os níveis, desde o município e a sua realidade local, onde as entregas e serviços encontram a população, o papel dos Estados até no nível nacional e a sua estrutura de coordenação federativa e cofinanciamento”.
Participação e Controle Social
A Conferência Municipal é um evento de caráter deliberativo em que a sociedade civil e representantes do Poder Executivo municipal discutem e definem prioridades e diretrizes para a Política de Segurança Alimentar e Nutricional.Na Conferência Municipal são eleitos delegados que participarão da Conferência Metropolitana e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN.