Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte realiza 1º Seminário Temático para a Salvaguarda da Capoeira
Foto: Ricardo Laf

Belo Horizonte realiza 1º Seminário Temático para a Salvaguarda da Capoeira

criado em - atualizado em

Refletir sobre a salvaguarda e as condições para o registro da capoeira como patrimônio imaterial da cidade. Esse é o objetivo do 1º Seminário Temático para a Salvaguarda da Capoeira de Belo Horizonte. O evento acontece de 24 a 27 de agosto, na sede da Funarte MG (Rua Januária, 68 - Centro) e reunirá mestres, praticantes e estudiosos acadêmicos e populares para debaterem a capoeira em seus aspectos histórico e cultural. A programação completa das mesas de debates e vivências, bem como o link para as inscrições gratuitas, está disponível no Portal Belo Horizonte

O Seminário é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Fórum da Capoeira de Belo Horizonte e a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. Conta com apoio da Fundação Nacional de Artes - Funarte MG, do IPHAN e do Instituto Cultural Minas Bahia para Capoeira. 

Para a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o seminário terá grande importância para a compreensão da história da capoeira na cidade. “Nossa intenção é reconhecer a importância histórica dessa arte na formação da nossa cultura e da nossa sociedade, além de valorizar e fortalecer cada vez mais a prática da capoeira na cidade de Belo Horizonte. Para isso, esse canal de interlocução com os mestres, mestras e praticantes da capoeira é fundamental. Estamos finalizando neste ano um amplo mapeamento da capoeira na cidade com o intuito também de conhecer melhor a prática cultural na capital mineira e formular políticas públicas adequadas a esse segmento cultural”, destaca Parreiras. 

Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, destaca a relevância que os debates e vivências têm para a preservação da capoeira. “No Mês do Patrimônio Cultural nos juntamos a mestres e mestras capoeiristas da cidade para uma discussão muito importante e relevante para a história da cidade. Reconhecemos o valor inestimável dessa manifestação cultural e de resistência histórica que desafiou as adversidades sociais e se tornou um símbolo de identidade afro-brasileira no país”, completa. 

O 1º Seminário Temático para a Salvaguarda da Capoeira é fruto dos debates e proposições formuladas no âmbito do Fórum da Capoeira de Belo Horizonte em interlocução com a FMC. A capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, desempenha um papel vital na preservação das tradições afro-brasileiras e na promoção do diálogo intercultural. Neste sentido, o seminário oferecerá uma plataforma para discussão dos desafios e oportunidades que envolvem a salvaguarda desta rica herança cultural. 

A programação, que contará com mesas de debates e vivências, visa promover espaços de troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo os laços dentro da comunidade capoeirista e incentivando a conscientização sobre a importância da preservação da tradição cultural. Serão seis mesas de debates com a participação de mestres, pesquisadores e profissionais da área para a abordagem de diversos aspectos da capoeira, desde sua história até sua influência contemporânea. As vivências serão ministradas por mestres reconhecidos por seus pares como as principais referências das diversas vertentes da capoeira na cidade, com o objetivo de promover a experimentação das temáticas que serão discutidas nas mesas de debates. O resultado das discussões, bem como os registros audiovisuais, serão contribuições documentais importantes para a constituição do Inventário e do Dossiê de Registro sobre a capoeira em Belo Horizonte. 

Serviço
1º Seminário Temático para Salvaguarda da Capoeira 

Data: de 24 a 27 de agosto
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 - Centro
Programação completa e Inscrições gratuitas: Portal Belo Horizonte
Link direto inscrições bit.ly/inscricoesseminariodacapoeira