Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Belo Horizonte participa do Dia Mundial da Criatividade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da BELOTUR, participa do “World Creativity Day 2021” (Dia Mundial da Criatividade). 

 

Em 2017, a ONU - Organização das Nações Unidas, reconheceu o dia 21 de abril como data oficial para celebrar criatividade em todo o mundo. A empregabilidade e geração de renda será a causa mais importante de 2021, alinhados ao Fórum Econômico Mundial e ao ano Internacional da Economia Criativa para o desenvolvimento sustentável da UNCTAD, fazendo a revolução criativa através da educação para as novas habilidades exigidas pelo mercado. 

 

Confira a programação do Dia Mundial da Criatividade em Belo Horizonte neste link

 

O Dia Mundial da Criatividade é um movimento global que reúne líderes criativos, empreendedores, anfitriões, inspiradores, voluntários, participantes e parceiros para engajar cidades e organizações na promoção da criatividade através de um ecossistema intersetorial para implementar atividades e soluções em níveis locais e global. 

 

Este ano o evento conta com a participação de 121 cidades em 16 países que receberam os direitos de representação no “World Creativity Day 2021”. 

 

Serão 13 categorias pré-definidas, sendo que 10 delas trazem as habilidades do futuro definidas pelo Fórum Econômico Mundial. São elas: 

 

Pensamento analítico e inovação;
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
Resolução de problemas complexos;
Pensamento crítico e análise;
Criatividade, originalidade e iniciativa;
Liderança e influência social;
Uso, monitoramento e controle de tecnologia;
Design e programação de tecnologia;
Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
Consciência ambiental, interdependência e regeneração;
Respeito à diversidade, gêneros e relações étnico-raciais;
Artes, técnicas e expressão artística. 

 

 

Cidade Criativa da Gastronomia

 

Em outubro de 2019 Belo Horizonte foi reconhecida pela Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN) como uma Cidade Criativa da Gastronomia, passando a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável. 

 

 

Rede Mundial de Cidades Criativas 

 

A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco é um dos principais programas da organização para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana, em nível local. Ela abrange sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Arte Midiática. 

 

A Rede foi criada em 2004 e agora conta com 246 cidades que trabalham juntas para alcançar um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos locais de desenvolvimento, além de cooperar ativamente com os planos de âmbito internacional.