Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte participa do 3º Fórum Mundial de Direitos Humanos
Foto: PBH/ Divulgação

Belo Horizonte participa do 3º Fórum Mundial de Direitos Humanos

criado em - atualizado em

Belo Horizonte participa do 3º Fórum Mundial de Direitos Humanos, que acontece na Argentina, como cidade convidada. De 20 a 24 de março, o maior encontro reúne ativistas, organizações e organismos internacionais de direitos humanos de todo o mundo em um espaço de debate e cooperação para potenciar a defesa de mais justiça e igualdade em todo o planeta. O evento é organizado pela Secretaria de Direitos Humanos (CIPDH) da UNESCO.

 

O subsecretário de Direitos de Cidadania da Prefeitura de BH, Thiago Alves, representa o município e participa, entre outros, dos eixos temáticos sobre educação cidadã, cooperação internacional e combate às violações de direitos humanos , com o objetivo de compartilhar as experiências da capital mineira, além de trazer para o município as referências em inovações, a partir do que tem sido discutido ao redor do mundo. Para o subsecretário, o encontro aprofunda o debate sobre o direito à verdade, memória e justiça. “Participar do Fórum reforça a estreita ligação entre democracia e direitos humanos. Somente se percebe verdadeiro estado democrático quando se respeita e valoriza os direitos humanos. E permite o estabelecimento de uma rede de cooperação local, regional e internacional de fraternidade para a universalização das garantias mínimas de dignidade humana".

 

Mais de 70 países participam desta 3º edição do evento. A primeira edição aconteceu no Brasil, em 2013, e a segunda, no Marrocos, em 2014. Neste ano, o Fórum tem a intenção de continuar aprofundando o diálogo, atualizando o diagnóstico de situações sobre os principais avanços e desafios com foco na promoção e proteção de direitos humanos. Outra proposta é o intercâmbio de experiências exitosas, propostas inovadoras e a promoção de trocas de conhecimentos e cooperação horizontalizada entre participantes a nível nacional, regional e internacional. É um espaço importante para impulsionar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.