Pular para o conteúdo principal

Jovem de máscara em atendimento
Foto: Divulgação PBH

Belo Horizonte mantém alerta contra o novo coronavírus

criado em - atualizado em

Pessoas que estiveram recentemente na China ou tiveram contato com pacientes suspeitos ou confirmados de terem contraído o novo coronavírus devem ficar atentos aos sintomas da doença. Os sinais são febre, tosse e dificuldade para respirar. A orientação é procurar um serviço de saúde usando máscara cirúrgica para evitar a  transmissão.

 

Os profissionais de saúde da rede SUS-BH já foram orientados a identificar e notificar casos suspeitos, além de iniciar o cuidado assistencial. As equipes de saúde das unidades também estão aptas a executar as medidas de vigilância epidemiológica, com isolamento de paciente e busca ativa dos contatos.

 

“A capital mineira mantém trabalho de vigilância epidemiológica contínuo, por isso permanece em atenção a todos os cuidados diante de qualquer suspeita. Belo Horizonte conta com um plano de contingência que pode ser ativado se necessário, com abertura de serviços e leitos específicos. Os profissionais de saúde já estão sensibilizados para o diagnóstico, assistência e monitoramento” afirma o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

 

A prevenção para evitar contrair o novo coronavírus é a mesma já praticada em relação a outras doenças respiratórias: evitar o contato próximo com pessoas que estejam com sintomas respiratórios. Também é necessário lavar as mãos utilizando água e sabão, com maior frequência que a de costume; utilizar álcool gel sempre que possível; não tocar olhos, boca e nariz sem higienizar as mãos; e não compartilhar alimentos e utensílios.

 

Para evitar transmitir doenças respiratórias é importante ter cuidado ao tossir ou espirrar, cobrindo sempre a boca com lenço de papel, nunca com as mãos. Jogue o lenço no lixo após o uso e higienize as mãos.