Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte lidera na geração de empregos entre capitais do Sudeste
Divulgação/PBH

Belo Horizonte lidera na geração de empregos entre capitais do Sudeste

criado em - atualizado em

Belo Horizonte registrou em maio, de acordo com dados do novo Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), saldo positivo de 2.210 postos de trabalho, mostrando o crescimento dos empregos com carteira assinada. Esse número representou variação 4,59% maior do que o registro de maio de 2024, que teve saldo positivo de 2.113 empregos. Comparando a variação positiva de BH às outras capitais do Sudeste, a cidade ficou em primeiro lugar, à frente de São Paulo (-23,06%), Vitória (-39,02%) e Rio de Janeiro (-45,13%).

Além disso, os números de maio em Belo Horizonte foram melhores que os registrados em Minas Gerais, que apresentou variação positiva de 1,80%. O Caged foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Na capital mineira, três setores se sobressaíram. A construção teve saldo positivo de 1.802 trabalhadores contratados. O setor de serviços veio logo em seguida, com saldo positivo de 382 vagas. O comércio aparece em terceiro, com saldo positivo de 200 vagas.

A geração positiva de empregos formais em Belo Horizonte se concentrou na faixa etária de 18 e 24 anos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Adriano Faria, destaca que o saldo positivo é um importante indicador da força econômica da capital mineira.

“O destaque entre as capitais do Sudeste traduz as políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte para que a economia continue a crescer em um círculo virtuoso, onde ganha o empreendedor e as pessoas que estão em busca de emprego. O crescimento dos empregos formais traz confiança para que mais empresas e investidores se sintam atraídos a virem para BH. Mostra que o desenvolvimento e a economia da cidade continuam a se fortalecer, o que gera mais empregos, progresso econômico e instalação de novos empreendimentos”, comemora.