Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte já tem 648 novos ônibus circulando nas ruas
Divulgação/PBH

Belo Horizonte já tem 648 novos ônibus circulando nas ruas

criado em - atualizado em

A política de melhoria do transporte coletivo da Prefeitura de Belo Horizonte já colocou 648 novos ônibus – todos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade – rodando nas linhas da capital. O número supera, em mais de 220 veículos, a exigência prevista na Lei 11.458/23, sancionada pelo prefeito Fuad Nomam, que era a inclusão de 420 coletivos na frota da capital. Com a entrada dos novos ônibus, Belo Horizonte já conta com quase 80% da frota com ar-condicionado e suspensão a ar. A idade média dos veículos que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e sete meses.

 

Além disso, desde fevereiro, 13 linhas tiveram acréscimo de viagens. Ao todo foram 54 viagens a mais em dias úteis e nos fins de semana. O sistema já contabiliza 24.142 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos.

 

Para o superintendente de mobilidade da capital, André Dantas, as melhorias refletem o compromisso da prefeitura de Belo Horizonte com a mobilidade sustentável na cidade. “Vamos continuar nos dedicando a construir um sistema de transporte coletivo eficiente e de acordo com as necessidades da população”, acrescentou André.

 

Mais viagens

A partir desta quarta-feira (13) duas linhas do transporte coletivo da capital passam a contar com mais viagens.

Linha 51 – O quadro de horários da linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) terá o acréscimo de duas viagens, nos dias úteis, e a oferta de viagens diretas até o Centro da cidade no período fora do pico, das 9h às 14h55. Com isso, além de contar com os novos horários de viagem, os passageiros terão novas opções de deslocamento mais rápido entre a Estação Pampulha e o Centro e área hospitalar ao longo do dia.

Linha 513 - A linha 513 (Dandara /Estação Pampulha - via Braúnas) terá um novo horário de viagem às 4h30, atendendo a um pedido da população da comunidade Dandara, registrado por meio do Portal de Serviços da Prefeitura. Além do registro dos pedidos, a implantação das melhorias leva em conta estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) para melhor atender o cidadão.

 

Novo ponto de embarque

Linhas 5034 e 5036 - As linhas 5034 (Urca/Centro via Confisco) e 5036 (Celso Machado/Centro) já contam com um novo ponto de embarque e desembarque de passageiros, na Rua dos Guaranis, 590, próximo ao Mercado Central. O novo ponto vai dar mais opções de embarque e melhorar a acessibilidade para os passageiros destas linhas do transporte coletivo.

A divulgação dessas melhorias foi realizada por meio da distribuição de folhetos (digitais ou impressos) na região e nos ônibus das linhas. Para conferir os novos quadro de horários, itinerários e pontos de embarque e desembarque, acesse o Portal da PBH.