Pular para o conteúdo principal

Praça Sete de Setembro
Foto: Breno Pataro

Belo Horizonte integra Rede Cidades Criativas de Minas Gerais

criado em - atualizado em

Depois de receber a designação mundial como Cidade Criativa da Unesco pela gastronomia, Belo Horizonte dá mais um passo para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. Agora, a capital passa a fazer parte, também, da Rede Cidades Criativas de Minas Gerais. O projeto, idealizado pelo governo do Estado de Minas Gerais, será lançado em evento realizado em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), nesta quarta-feira, dia 11.

Inspirada pela Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criada em 2004, a Rede mineira tem como principal objetivo fomentar a integração entre cultura e turismo no estado, articulando a participação e cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.

Por enquanto, ainda farão parte do grupo as cidades de Cataguases, que concorreu em 2019 ao título da Unesco na categoria audiovisual, mas acabou não sendo selecionada, e Diamantina, candidata na primeira fase de seleção, ainda junto ao governo brasileiro, como cidade criativa da Música. A rede mineira prevê, no entanto, expansão para incluir mais 20 cidades até 2022.

“Integrar um grupo de colaboração como esse será estratégico para Belo Horizonte, assim como para todas as cidades envolvidas. Nele, poderemos compartilhar boas práticas e experiências, desenvolver parcerias ao envolver os setores público e privado, bem como a sociedade civil, a fim de fortalecer a criação, a produção e a distribuição de atividades, bens e serviços culturais”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Durante a programação de lançamento, as três cidades vão apresentar um pouco do seu campo criativo escolhido. Belo Horizonte vai mostrar as facetas de sua gastronomia, com degustação de pães de queijo, cachaças, produtos do Mercado Central e uma cozinha show ao vivo, com a chef Mariana Gontijo. Já Cataguases traz uma de suas produções cinematográficas, o curta “Cataguases - Cidade do Cinema”. O evento se encerra com uma apresentação da Vesperata de Diamantina, no pátio central do CCBB.



Belo Horizonte na Rede de Cidades Criativas da Unesco


Belo Horizonte recebeu, no final de outubro, a notícia da designação à Rede de Cidades Criativas da Unesco pela Gastronomia. O reconhecimento foi a coroação de um projeto que começou em 2018, quando a Belotur anunciou que a capital mineira era candidata ao título.

Desde o anúncio, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, se empenhou em construir uma candidatura sólida, que representasse o setor gastronômico de forma real e diversa. Para isso, convidou a sociedade civil, toda a cadeia produtiva da gastronomia, órgãos públicos e privados para, em conjunto, discutirem quais as temáticas, características e projetos que fariam parte do dossiê, documento que selaria a candidatura junto à Unesco.

O título passa a ser motivo de ainda mais trabalho, especialmente em ações em longo prazo que já fazem parte do projeto de valorização da gastronomia desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, com coordenação da Belotur.

Nos últimos anos, órgãos públicos e privados, instituições de ensino e sociedade civil vêm trabalhando na elaboração colaborativa de um plano estratégico para o setor gastronômico - em múltiplas frentes, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. 

Além da instauração de uma governança, outras ações foram desenhadas, contemplando políticas públicas inovadoras; estudos e monitoramentos sobre os setores criativos; a integração do município com os circuitos limítrofes e a ampliação da oferta de roteiros gastronômicos de experiência. 


Confira a programação do evento:


18h - Experiência gastronômica (Teatro I) – somente para convidados

19h15 - Lançamento da Rede Cidades Criativas de Minas Gerais – somente para convidados

19h45 - Exibição do Curta Cataguases - Cidade do Cinema (Teatro I) somente para convidados

20h - Vesperata e lançamento do Calendário de Eventos Diamantina/2020 (Pátio central)


Serviço

Lançamento da Rede Cidades Criativas de Minas Gerais

Data: 11/12/19, a partir das 14h 

Local: CCBB-BH – Circuito Liberdade