Pular para o conteúdo principal

orla da Lagoa

Capital ganha lunetas em comemoração ao seu aniversário de 122 anos

criado em - atualizado em

Os presentes não param de chegar. Se na semana passada Belo Horizonte ganhou palestras e city tours gratuitos em comemoração ao seu 122º aniversário, nesta semana a Belotur traz novas surpresas. A orla da Lagoa da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, ganhará seis lunetas para apreciação dos seus atrativos turísticos. Já a sede da Prefeitura receberá os participantes do projeto "Territórios e Redes Criativas - Etapa Lagoinha", que se desdobra com uma visita ao bairro, aos seus empreendimentos, gastronomia, cultura e história. Para fechar a semana, a Belotur apoia institucionalmente a inauguração da Árvore de Natal da 98FM, em parceria com a BHIP.

 

“Essas entregas para o aniversário de Belo Horizonte convidam belo-horizontinos e turistas a perceberem mais detalhes da capital, a descobri-la cada vez mais, a iluminá-la. Parabéns, Belo Horizonte, cidade surpreendente!”, comemora Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Lunetas na Orla da Lagoa da Pampulha

Com o objetivo de valorizar ainda mais nossa paisagem urbana, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, oferece uma opção para quem quer observar o horizonte com mais detalhes. Em comemoração ao aniversário da capital mineira, nesta quinta-feira, dia 12, o Conjunto Moderno da Pampulha ganhará 6 lunetas de observação terrestre, instaladas na orla da lagoa: Península, Mirante Bandeirantes, Mirante São Luís, Vertedouro, Mirante Santa Rosa e Mirante Biguá. Também dentro do projeto, a Belotur irá repor as duas lunetas da rua Sapucaí.

 

Territórios Urbanos Criativos - Etapa Lagoinha

O projeto Territórios e Redes Criativas - Etapa Lagoinha busca sensibilizar moradores e empreendedores de Belo Horizonte para o desenvolvimento de iniciativas que impulsionem o turismo de experiência e fomentem a criação de redes de negócios criativos. A primeira etapa abrange o território da Lagoinha e visa valorizar a identidade do bairro e seu entorno, estimulando negócios criativos voltados para o desenvolvimento da região.

Público alvo: Empreendedores da economia criativa, tais como grafiteiros, artesãos, estudantes, designers, artistas plásticos, condutores e guias locais, coletivos criativos e afins.

 

Programação

Encontros Territórios e Redes Criativas – Terça-feira, dia 10

18h30 às 19h - Credenciamento e café de boas vindas
19h às 20h - Turismo criativo e desenvolvimento territorial/ Caso da Bomba do Hemetério em Olinda (PE) – com Karina Zapata
20h às 20h30 - Associação de Resistência Cultural Afrobrasileira/ Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente - com Pai Ricardo de Moura
20h30h às 21h - Movimento Lagoinha Viva - com Daniel Silva Queiroga
21h às 22h - Mesa Redonda
Local: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Avenida Afonso Pena, 1.212 - Centro

 

 

Aniversário da cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, realiza programação cultural e turística gratuita de comemoração do aniversário de 122 anos da cidade. A programação que começou no dia 6 de dezembro e se estende até o dia 15 também conta com shows, espetáculos de teatro, performances, batalhas de rap, concertos e atividades de diversas linguagens artísticas ocuparão ruas, praças, espaços culturais municipais em todas as regionais da capital mineira com atrações artísticas mineiras e nacionais. Toda a programação é gratuita.