Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte Film Commission em destaque na MAX - Festival de Audiovisual
Amira Hissa/PBH

Belo Horizonte Film Commission em destaque na MAX - Festival de Audiovisual

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte participou da 8ª edição do MAX 2023 - maior evento de audiovisual de Minas Gerais - entre os dias 7 e 9 deste mês. A iniciativa pretende fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica. Durante os três dias, produtores e exibidores puderam participar de painéis sobre o futuro do setor, workshops, palestras, sessões de pitching e encontros com players, sendo o maior salão de negócios mineiro, inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.

Nesta 8ª edição, a PBH, por meio da ação intersetorial entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), esteve presente com um estande sobre a Belo Horizonte Film Commission, iniciativa que tem o compromisso de facilitar a produção audiovisual na capital, promovendo a cidade como cenário para a indústria nacional e destacando o impacto econômico do setor para a economia local.

O apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) ao evento, por meio do convênio em vigor com o Sebrae Minas, que tem como objetivo promover ações de incentivo ao empreendedorismo em Belo Horizonte, faz parte de um conjunto de ações da SMDE para impulsionar a Economia Criativa na cidade. Além disso, a parceria entre a SMDE e a Secretária de Cultura visa promover a indústria criativa e o setor audiovisual em Belo Horizonte enquanto bem cultural, ao mesmo tempo que gera desenvolvimento econômico e empregos de qualidade na cidade.

Durante o evento, foram realizadas reuniões com grandes empresas do setor como Paramount, Moonshot, Camisa Listrada, Glaz, dentre outras. Os principais objetivos foram para promover Belo Horizonte como cidade cenário, apresentar os incentivos do município para facilitar as filmagens e entender junto ao mercado como tornar o ambiente de negócios da capital cada vez mais propício à instalação de novas empresas do setor para realização de produções audiovisuais.

A PBH também esteve presente no evento através da participação de autoridades do município, incluindo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Motta, e a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, no coquetel de abertura do evento que ocorreu na terça-feira (7). Durante participação na abertura o secretário Fernando Campos Motta, destacou que “o setor audiovisual promove a cultura de Belo Horizonte e impulsiona o desenvolvimento econômico, conferindo visibilidade à cidade tanto nacional quanto internacionalmente e gerando empregos criativos de qualidade”. Desde 2020, foram gerados em Belo Horizonte 1480 empregos no setor audiovisual, que apresenta mais de 3000 mil empreendimentos ativos que faturaram mais de R$2,9 bi nesse período.

Sobre a MAX 

Desde 2016, a MAX, realizada pelo Sebrae Minas, promove encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor, sendo o maior salão mineiro de negócios inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual do Brasil.