Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte é reconhecida como “cidade inteligente” em evento no México
Foto: Divulgação/PBH

Belo Horizonte é reconhecida como “cidade inteligente” em evento no México

criado em - atualizado em

Principal evento de cidades inteligentes da América Latina, o Smart City Expo Latam Congress elegeu, na noite de quarta-feira (8), as cidades que se destacam em iniciativas públicas baseadas em tecnologia e inovação.

Dentre 97 inscritas nesta edição, Belo Horizonte ficou entre as três premiadas na principal categoria, “Cidade Latam”, que reconhece o município pelo conjunto de iniciativas inteligentes e inovadoras e sua integração em prol da sociedade.

Presente ao evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Chaves Beato Filho, celebrou o prêmio. “Este reconhecimento mostra a importância deste setor para a nossa a cidade e reforça que estamos no caminho certo, em um esforço integrado de toda a Prefeitura. O que queremos com o programa Belo Horizonte SMART é implementar soluções tecnológicas em vários níveis e de vários tipos para melhorar a vida do cidadão”, destaca.

Dentre as principais iniciativas inteligentes do município, destaca-se a possibilidade de solicitação de mais de 105 tipos de serviços por meio do aplicativo on-line PBH App. A cidade possui, hoje, mais de 700km de fibra óptica e 99% da iluminação pública equipada com lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes.

Na inovação, chamam a atenção programas premiados, como o Programando o Sonho Delas, realizado pela Prodabel, e a Biofábrica de joaninhas, liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além do Laboratório Aberto, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.