Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte é escolhida para presidir Consórcio Mulheres das Gerais

criado em - atualizado em

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, é o novo presidente do Consórcio Regional de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais para o biênio 2019/2020. O prefeito foi eleito em assembleia, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 19 de dezembro, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

O evento reuniu representantes de todos os municípios participantes, entre eles o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, que presidiu o Consórcio no último biênio (2017/2018). Ainda durante o encontro, representantes das cidades de Divinópolis e Nova Serrana assinaram o Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções e passaram a integrar o Consórcio.

 

O prefeito Alexandre Kalil, que toma posse como presidente do Consórcio em janeiro, agradeceu a confiança dos municípios e sinalizou que dará continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos. De acordo com o prefeito, em 2017, quando o prefeito de Betim assumiu, a autarquia se encontrava em uma crise jurídica e de organização.

 

“Foi nesse momento que fiz um apelo ao prefeito Vittorio Medioli para que assumisse e organizasse o consórcio. Hoje, graças a ele, temos um equipamento organizado, legalizado e que pode ser ampliado. Estamos aqui para dar continuidade e permanecer na forma correta de gerir o Consórcio. Essa revolução feminina, que deixou de ser silenciosa, inibe a covardia e o que há de mais de sórdido, que é a agressão à mulher", afirmou o prefeito Alexandre Kalil.

 

O Consórcio

O Consórcio Regional de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais é uma autarquia que busca planejar, fomentar e implementar ações e programas de caráter emancipatório e inclusivo, respeitando interesses compartilhados pelos municípios consorciados, de forma colaborativa e sustentável, para a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres.

 

O Consórcio foi criado em 2009 a partir da união entre as cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sabará, em parceria com o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, e uma iniciativa colaborativa da Universidade British Columbia (UBC), do Canadá.