22 Maio 2025 -
Belo Horizonte é o 4º ecossistema de tecnologia que mais cresce no mundo. Com 458,20 pontos no novo relatório do Global Tech Ecosystem Index 2025 da Dealroom.co, a capital mineira é destaque global em tecnologia e inovação, ao lado de Lagos, Istambul, Pune e Mumbai. A colocação também aponta Belo Horizonte como o 1º ecossistema de tecnologia da América Latina na categoria “Rising Stars” (Estrelas em Ascenção). O relatório completo pode ser acessado on-line.
No relatório Global Tech Ecosystem Index 2025, os ecossistemas de inovação e tecnologia com crescimento mais acelerado no mundo são medidos por:
• Crescimento no valor de mercado das empresas
• Volume de startups em expansão
• Criação de empresas unicórnios
• Maturidade de fundos de investimento locais
• Aumento de atração de capital internacional
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Adriano Faria, comemora que a ótima colocação da capital é reflexo do fortalecimento do ecossistema de inovação e do surgimento cada vez mais crescente de empresas de tecnologia na cidade apoiados pelas políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte.
"Na Califórnia (EUA), o Silicon Valley começou desde os anos 1970 a concentração de indústrias eletrônicas e atualmente reúne gigantes da tecnologia. Em Belo Horizonte, a partir de 2011, foi criado o San Pedro Valley, no bairro São Pedro, onde fundadores de startups viraram símbolos de inovação. Recentemente, o prefeito Álvaro Damião anunciou a segunda etapa do programa PBH Inova com as oitos startups selecionadas na primeira edição do projeto. Essas empresas terão que solucionar cinco desafios propostos pelo município, relacionados a melhorias dos serviços oferecidos aos cidadãos como saúde, segurança e gestão. Cada uma poderá receber até R$ 225 mil por desafio. O investimento total da Prefeitura será de R$ 1,5 milhão”, destaca Adriano Faria.
Relatório Global
O conjunto de dados para o relatório Global Tech Ecosystem Index 2025, de ecossistema de startups, abrange 288 cidades em 69 países.
Cada “hub” é uma área metropolitana. Por exemplo, a Grande Boston inclui Boston, Cambridge, Waltham, Burlington, Somerville e muitas outras cidades. Dezenas de milhares de municípios estão incluídos nesses 288 ecossistemas.
A análise analisa os ecossistemas através de três lentes: Campeões Globais (“Global Champions”), Líderes de Densidade (“Density Leaders”) e Estrelas em Ascensão (“Rising Stars”).
Ranking – Estrelas em Ascensão
Lagos (Nigéria) 475,12
Istambul (Turquia) 462,84
Pune (Índia) 460,76
Belo Horizonte (Brasil) 458,20
Mumbai (Índia) 456,00
Curitiba (Brasil) 454,02
Riade (Árabia Saudita) 448,98
Chennai (Índia) 448,13
Ho Chi Minh (Vietnã) 443,57