Pular para o conteúdo principal

Pessoas comprando coisas no bazar
Divulgação/PBH

Bazar comercializa produtos de projeto de enfrentamento à violência doméstica

criado em - atualizado em

O resultado de uma importante iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, voltada para mulheres em situação de violência e de vulnerabilidade social, pode ser visto, nesta sexta-feira (11), em frente ao Centro de Saúde Vera Cruz, na região Leste. No local foi realizado um bazar para a venda de bijuterias, roupas infantis, doces e enfeites decorativos. Trata-se de uma ação estratégica viabilizada pela parceria da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) com o Projeto Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós, coordenado pelo Núcleo de Promoção da Saúde e Paz da Faculdade de Medicina da UFMG.

 

O projeto busca garantir o acesso de mulheres à geração de renda, com inclusão produtiva e inserção no mercado de trabalho, como forma de criar condições para que rompam o ciclo de dependência econômica de companheiros agressivos.

 

O público-alvo são mulheres moradoras da região dos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, na Regional Leste. A promoção de oficinas de inclusão produtiva (bijuterias, costura, culinária, estética, entre outras), que acontecem semanalmente em espaços públicos do território, é uma das ações do programa. As mercadorias produzidas nas oficinas são comercializadas nos bazares, como o realizado nesta sexta-feira.

 

O Projeto Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós atua também na mediação de conflitos e na prevenção às violências doméstica, racial e de gênero, promovendo ainda a articulação com os equipamentos públicos locais (como os CRAS, escolas municipais e unidades de saúde), como forma de otimizar as redes de proteção social da Regional Leste. Associada às atividades de inclusão produtiva, são realizadas Rodas de Conversa, que visam promover a saúde física e psicológica, e propiciar o empoderamento social e político das mulheres, discutindo as temáticas relacionadas ao cotidiano e às experiências das usuárias. O tema desta sexta-feira foi: Os efeitos da pós-pandemia nos quadros depressivos.