Pular para o conteúdo principal

Operador instala lâmpada de nova tecnologia em poste no Barreiro
Fotos: Divulgação/PBH

Barreiro recebe nova tecnologia de iluminação pública

criado em - atualizado em

Belo Horizonte está ficando mais iluminada. As lâmpadas de vapor de sódio das áreas públicas estão sendo trocadas por lâmpadas de LED, que iluminam mais, consomem menos e têm maior durabilidade. Oito equipes em dois turnos de trabalho realizam a troca das lâmpadas. O trabalho foi iniciado em dezembro e vai priorizar áreas com maior índice de incidentes causados pela baixa iluminação.
 

Após a instalação da iluminação mais eficiente na região de Venda Nova, chegou a vez de o Barreiro receber a melhoria. O bairro Santa Helena foi o primeiro contemplado na região. Para Gláucia Braga, que mora no bairro há três anos, a melhoria é evidente. “Ficou ótimo, tudo clarinho!”, elogia. “Além de mais segura, a rua ficou mais bonita”, avalia, referindo-se à rua Mário Rocha Castro, onde foram instaladas 11 novas lâmpadas.
 

O cronograma da iluminação pública de Belo Horizonte prevê a substituição de 182 mil pontos por luminárias LED até o final de 2020. As regiões de Venda Nova, Barreiro e Norte já estarão totalmente modernizadas, com aproximadamente 50 mil pontos funcionando com a nova tecnologia até agosto desse ano.
 

Após a modernização, as novas luminárias de LED trarão economia na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura, além de atender as normas de iluminação brasileira, a ABNT 5101. A modernização é realizada pela BHIP, concessionária de Iluminação Pública do município de Belo Horizonte e está sendo acompanhada pela Diretoria de Iluminação Pública (DILP) da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI). 
 

Durante o processo de troca de lâmpadas, a BHIP vai atender solicitações dos os usuários em vários canais. Para casos de lâmpada apagada, oscilando, acesa durante todo dia e/ou braço de luminária quebrada, basta acionar um dos canais de atendimento: 

•    Ligação gratuita: 0800 941 6789, 24 horas por dia, sete dias por semana.
•    Site: www.bhip.com.br
•    Aplicativo BHIP para smartphones: disponível na App Store e Google Play.