Pular para o conteúdo principal

Implantação do Ponto Limpo na avenida Perimetral, com presença de cerca de 20 alunos da Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga.
Foto: Divulgação PBH

Barreiro recebe mais um Ponto Limpo

criado em - atualizado em

A rua Alameda Vargem Grande esquina com avenida Perimetral, no bairro Vila Pinho, no Barreiro, ganhou uma área completamente revitalizada neste mês de abril. As atividades contaram com a presença de alunos da Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga. A ação foi realizada pela gerência de Limpeza Urbana Barreiro e pela gerência de Infraestrutura Urbana da mesma região, com apoio da Divisão de Projetos de Coleta e do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

 

Segundo o gerente de Limpeza Urbana Johnny Júnior Borges, o local, que era utilizado para deposição clandestina, começou ser limpo no dia 3 de abril, quando foram removidas quase 15 toneladas de entulho. “A esquina também recebeu algumas modificações físicas como nivelamento do terreno, colocação de material frisado de asfalto e instalação de pneus reutilizados”, conta. “Os garis ficaram encarregados da pintura desses pneus.”

 

Johnny lembra que a coleta domiciliar porta a porta ocorre sempre as segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 13h. A varrição das vias é feita às segundas-feiras a cada quinze dias. “É importante que os cidadãos utilizem os serviços e jamais eliminem resíduos em ruas, avenidas e lotes vagos”, orienta o gestor.

 

 

Nova chance

Não é a primeira vez que o lugar passa por um processo de revitalização. Campanhas educativas informando dias e horários de coleta, plantio de mudas e até mesmo uma placa educativa já havia sido instalada. “Mesmo assim, alguns cidadãos insistem no hábito de descartar lixo de forma irregular, jogando até mesmo animais mortos naquele espaço público”, lamenta o gerente.

 

Os estudantes da escola ao lado do novo Ponto Limpo plantaram espécies ornamentais em pneus e participaram da reinstalação da placa educativa. A equipe de Mobilização Social da SLU promoveu uma nova campanha com ações de sensibilização da população que reside e transita no entorno, em parceria com uma das empresas prestadoras de serviço da autarquia.

 

 

Pontos Limpos

 O Ponto Limpo tem como objetivo eliminar deposições clandestinas de lixo e entulho na cidade, procurando minimizar o aparecimento de insetos e roedores, que geram inúmeras doenças, além de melhorar o aspecto do local, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores. Para denunciar um depósito irregular de resíduos, o cidadão pode ligar para o telefone 156 ou acessar o portal de serviços da PBH, neste portal, no link Fale conosco.

 

Ao todo, existem 272 pontos limpos na capital:

 

- Barreiro: 22 pontos

 

- Centro-Sul: 35 pontos

 

- Oeste: 26 pontos

 

- Leste: 32 pontos

 

- Nordeste: 26 pontos

 

- Noroeste: 46 pontos

 

- Norte: 26 pontos

 

- Pampulha: 43 pontos

 

- Venda Nova: 16 pontos