Pular para o conteúdo principal

Barragem Santa Lúcia recebe obras de desassoreamento

09/08/2018 | 11:21 | atualizado em 28/11/2018 | 16:11

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou em junho os trabalhos de desassoreamento da Barragem Santa Lúcia, localizada no Parque Jornalista Eduardo Couri, regional Centro-Sul. O desassoreamento é uma etapa importante das ações de prevenção de enchentes do Córrego Leitão, que busca diminuir os problemas causados pela chuva na região. Os trabalhos estão sendo executados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), e a previsão de término é para o final do segundo semestre deste ano. A Prefeitura está investindo cerca de R$ 1,8 milhão na obra.

 

O desassoreamento tem como objetivo manter os níveis de água e capacidade de retenção da lagoa, que é de 100.000 m3 de água. Nesta nova etapa, a expectativa é a retirada de 10.000 a 15.000 m³ de material assoreado.

 

Após a retirada do material, o espelho d'água será restabelecido. O enchimento da lagoa ocorrerá naturalmente a partir da nascente existente, e o prazo depende da vazão da nascente e das condições climáticas.

 

Outras obras

As bacias de retenção são aquelas que contêm o espelho d’água e, de tempos em tempos, precisam passar por esse procedimento. O último trabalho de desassoreamento realizado na Barragem Santa Lúcia foi finalizado em agosto de 2013, sendo retirados cerca de 15.000 m³ de sedimentos, recuperação das margens em pontos localizados e  do espelho d’água, além de pequenas obras complementares.  O investimento foi de R$ 3,5 milhões.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

multidão em bloco nas ruas de belo horizonte Durante o Carnaval, Prefeitura intensifica campanha contra a importunação sexual

A proposta é levar aos diversos espaços públicos as ações educativas do Grupo Contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Coletivo.

21/02/2019 | 21:11
Cerca de dez servidores trabalhando em meio às obras e construções. Vilas São Tomaz e Aeroporto passam por transformação após retomada de obras

As obras do Programa Vila Viva nas vilas São Tomaz e Aeroporto, localizadas na região Norte da Capital, foram retomadas pela Urbel

20/02/2019 | 16:33