Pular para o conteúdo principal

Platéia lotada do Teatro Francisco Nunes. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Banda da Guarda Municipal celebra 10 anos no Francisco Nunes

criado em - atualizado em

As comemorações pelo aniversário de 10 anos da Banda de Música da Guarda Municipal de Belo Horizonte terminam nesta quarta-feira, dia 19, com uma apresentação no Teatro Francisco Nunes (Avenida Afonso pena, s/nº - Centro), às 19 horas, aberta ao público e com entrada gratuita. A programação comemorativa começou no último sábado, dia 15, com uma exibição na Praça da Liberdade, e se estendeu com apresentações no Parque Lagoa do Nado, nas estações Pampulha e Venda Nova do Move, e um ensaio aberto na sede da Guarda Municipal, no Centro.

 

No repertório desta quarta, figuram composições clássicas e populares, nacionais e internacionais, selecionadas para encantar e emocionar o público. Confira: O Guarani, de Carlos Gomes; Bolero, de Ravel; Another Brick in the Wall, do Pink Floyd; Welcome to the Jungle, do Guns and Roses; um apanhado de composições de John Williams; Lamento, de Pixinguinha; Uptown Funk, de Mark Ronson; My Way, de Frank Sinatra; Cantar, de Godofredo Guedes; e Gonna Fly Now, de Billy Conti.

 

O grupo musical teve sua origem a partir de um projeto da Secretaria Municipal de Segurança, voltado para a valorização das potencialidades e conhecimentos dos servidores. O empenho e a persistência dos músicos integrantes possibilitaram que a Banda de Música saísse do papel e fizesse sua primeira apresentação em 2007, nas comemorações dos 110 anos de Belo Horizonte.

 

De acordo com o atual regente, o subinspetor José Roberto dos Santos Gonçalves de Meira, o propósito dos 41 integrantes do grupo é usar a música como ferramenta para ajudar Belo Horizonte a se tornar uma cidade cada vez mais inclusiva, preservando o ambiente de paz. Atualmente, a Banda de Música complementa as ações cidadãs da Guarda Municipal, através de projetos e fazendo apresentações em escolas, praças públicas e em eventos sociais, sempre que é convidada.

 

Novidades

A temporada de 2017 da Banda de Música inclui uma série de apresentações em datas comemorativas, como as que ocorreram no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A retomada do programa Sexta Musical, que acontece em praças e parques da cidade, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, ao meio dia, também merece destaque.

 

A variação de repertório tem sido outra novidade. No decorrer de 2016, foram selecionadas 50 novas canções, que já estão sendo apresentadas à população nos eventos deste ano.

 

“Adote um Músico”

O “Adote um Músico” é um programa de cunho social e cultural, desenvolvido pela Banda de Música em escolas da Rede Municipal de Educação. O objetivo do projeto é oferecer oportunidades e ensino de música para adolescentes de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social, afastando-os da trajetória de criminalidade. São oferecidas aulas de teoria musical, técnicas de canto, percussão e flauta doce. Em 2017, as atividades do projeto estão sendo realizadas na Escola Municipal Dom Orione, na Região da Pampulha.