Pular para o conteúdo principal

Bairros da Pampulha (Castelo, Manacás e Santa Terezinha) ganham novas linhas e melhorias no transporte coletivo.
Arte: PBH

Bairros Castelo, Manacás e Santa Terezinha ganham novas linhas de ônibus

criado em - atualizado em

A BHTrans dá continuidade, na segunda-feira, dia 28 de janeiro, a uma série de intervenções no bairro Castelo, com melhorias nas linhas do transporte coletivo que atendem aos bairros Castelo, Manacás e Santa Terezinha.

 

Essa é a terceira etapa de intervenções na região que foram iniciadas em outubro de 2018 com obras e mudanças no trânsito, viabilizando assim as mudanças no transporte coletivo da região.

 

Nessa fase, serão criadas duas novas linhas (5033 e 5203), implementadas mudanças em outras duas linhas (8401 e 3501A), além da substituição da linha 1404B. A reestruturação do trânsito e transporte na região é fruto de um amplo debate com a sociedade, por meio das Comissões Regional de Transportes e Trânsito (https://prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/informacoes/participacao-popular/crtt/), e foi aprovada pela comunidade.

 

 

Nova linha 5033

(Santa Terezinha/ Praça da Liberdade via avenida Tancredo Neves)

 

A criação da linha 5033 vem atender à diversas solicitações da comunidade e vai possibilitar a ligação dos usuários da região com a avenida Augusto de Lima, Mercado Central, Área Hospitalar, as praças Tiradentes e Liberdade e avenida João Pinheiro. O trajeto será realizado por todo o trecho das avenidas Tancredo Neves e Dom Pedro II, passando pela UPA Pampulha e a Estação Ponto São José. A linha vai atender a região do Espaço Arena BH e o Condomínio Spazio Parthenon.

 

 

Nova Linha 5203

(Castelo/ Estrela do Oriente via Manacás)

 

A criação da linha 5203 é uma nova opção de deslocamento do bairro Castelo para o Centro em dias úteis e sábados e também aos domingos e feriados. A linha também irá trafegar pelas avenidas João XXIII e Pedro II, diminuindo o tempo de viagem até a Área Central, onde atenderá a Praça Raul Soares, seguindo pela avenida Amazonas até o CEFET I e bairros da região Oeste. A linha 1404B (Estrela do Oriente / Jardim Inconfidência) será substituída pela nova linha 5203.

 

 

Alteração na linha 8401

(Cachoerinha / São José)

 

A linha 8401 terá o itinerário alterado para melhorar o acesso dos moradores do bairro São José às vias próximas da avenida Abílio Machado. Além disso, a linha irá substituir no bairro Jardim Inconfidência, a linha 1404B, que irá deixar de operar. A alteração de itinerário da linha 8401 será realizada em todas as viagens, inclusive as Noturnas.

 

 

Alterações na linha 3501A

(Jardim Alvorada/ São Marcos – Atendimento via Condomínio Fazenda da Serra)

 

O atendimento da linha 3501A que vai até o Condomínio Fazenda da Serra será substituído pela nova linha 5033 (Santa Terezinha /Praça da Liberdade via avenida Tancredo Neves), que oferta mais viagens e conta com maior opção de pontos de ônibus na Área Central.

 

 

Substituição da linha 1404B

(Estrela do Oriente / Jardim Inconfidência)

 

A linha 1404B (Estrela do Oriente / Jardim Inconfidência) será substituída pela nova linha 5203 (Castelo / Estrela do Oriente via Manacás).

 


 

Projeto Castelo / Manacás / Santa Terezinha

As intervenções no trânsito fazem parte de um projeto mais amplo envolvendo os bairros Castelo, Manacás e Santa Terezinha com o objetivo de proporcionar mais segurança para veículos e pedestres e melhorar a fluidez na circulação na região. Serão realizadas obras e implantação de nova sinalização (semáforos, travessias de pedestres, redutores de velocidade, placas e pintura de solo) nas avenidas Tancredo Neves, dos Engenheiros, Miguel Perrela e Altamiro Avelino Soares. De acordo com o andamento e a conclusão das intervenções elas serão anunciadas pela BHTrans.

 

Além das mudanças no trânsito, também estão em andamento melhorias no transporte coletivo, com novas linhas de ônibus que vão atender a região e que dependem da conclusão de algumas dessas intervenções no trânsito para a implantação.

 

O projeto de trânsito e transporte para a região partiu de solicitações da população e foi aprovado em reunião com a comunidade durante encontros da Comissão Regional de Transportes e Trânsito.

 

Confira os locais das intervenções programadas no Projeto Castelo / Manacás / Santa Terezinha:

 

 

Intervenções implantadas

  • Intervenção 1 - Avenida Presidente Tancredo Neves com rua Frei Martinho Burnier

  • Intervenção 2 - Avenida Presidente Tancredo Neves com rua Monte Sinai

  • Intervenção 3 - Avenida Presidente Tancredo Neves com rua Maria Clara Tavares

  • Intervenção 4 - Avenida Presidente Tancredo Neves com rua Castelo Alenquer

 

 

Próximas Intervenções

  • Intervenção 5 - Avenida Presidente Tancredo Neves com avenida Altamiro Avelino Soares

  • Intervenção 6 - Avenida Presidente Tancredo Neves com rua João Ricaldoni Filho

  • Intervenção 7 - Avenida Presidente Tancredo Neves com avenida dos Engenheiros

  • Intervenção 8 - Avenida dos Engenheiros com rua Romualdo Lopes Cançado

  • Intervenção 9 - Avenida Miguel Perrela com avenida Altamiro Avelino Soares

 

Confira, ao final do texto, os folhetos com os itinerários e os quadros de horários.

 

 

Acompanhe as intervenções

25/10/2018 - BHTrans inicia intervenções de trânsito e transporte em bairros da Pampulha

05/12/2018 - Bairros Castelo, Manacá e Santa Terezinha têm intervenções de trânsito

 

Mais informações sobre as linhas de ônibus a seguir:

 

 

Linha 1404B 1

 

Linha 1404B 2

 

 

Linha 3501A 1

 

Linha 3502 A 2

 

 

Lnha 8401 1

 

Linha 8401 2

 

 

Linha 5203 1

 

Linha 5203 2

 

Folheto linha 50331

Folheto linha 5033-2