Pular para o conteúdo principal

Prédio de dois andares em construção com homem de vermelho e capacete à frente, caminhando.
Foto: Rogério França/PBH

Bairro Taquaril terá novo espaço de assistência social, esportes e artes

criado em - atualizado em

A região Leste de Belo Horizonte irá receber, no segundo semestre deste ano, um novo Centro Artes e Esportes Unificado (CEU), onde também funcionará o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Taquaril. As obras, que foram retomadas em junho de 2017, continuam avançando e os trabalhos estão sendo realizados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O novo equipamento público, antigo Espaço BH Cidadania, terá aproximadamente 1000 m², divididos em dois pavimentos. Estão sendo investidos R$ 2,5 milhões no empreendimento, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

 

Com objetivo de oferecer para a população mais uma opção de espaço para convivência e garantir mais qualidade no atendimento, o local comportará recepção, salas para atendimento às famílias, espaço para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, espaço para atendimento do Cadastro Único, auditório, salas para o desenvolvimento de oficinas e atividades coletivas diversas, telecentro, cozinha experimental, sala multiuso, instalações sanitárias, biblioteca, terraço para atividades, , almoxarifado e sala de reunião.

 

A fundação do prédio assim como as vigas, laje, alvenarias, chapisco e reboco dos cômodos já foram executados. As instalações elétricas, hidráulicas, a laje e as vigas do segundo andar ainda estão em andamento.

 

 

Ampliação da oferta

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Taquaril, Fernanda Januário, a implantação do CEU trará diversos benefícios para a comunidade local. “O CRAS será um dos serviços que funcionará no local. Atualmente, o Centro funciona em um local de difícil acesso e com a mudança os usuários terão fácil acesso ao equipamento, além do ganho de espaço que vai permitir a ampliação da oferta de assistência social e do atendimento”, afirma.

 

Localizado na rua JK, no CEU/CRAS serão oferecidos o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atenderá a toda a família, desde a criança até o idoso. Além disso, as famílias poderão se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais e acessar o Programa Maior Cuidado quando se tratar de famílias com pessoas idosas semidependentes e dependentes

 

Além dos serviços socioassistenciais de proteção social básica da política de assistência social, serão ofertadas também ações de outras políticas intersetoriais tais como Academia da Cidade, Telecentro, EJA, oficinas de cultura e esportes.

 

 

Os Centros de Artes e Esportes Unificados

Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) integram, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

 

 

07/05/2019. BH Cidadania Taquaril. Fotos: Rogério França/PBH