Pular para o conteúdo principal

Baile e oficinas marcam o Dia Mundial da Pessoa Idosa

28/09/2017 | 20:10 | atualizado em 05/10/2017 | 17:50

Uma semana inteira com programação e atividades voltadas para o público da terceira idade. Assim será celebrado, em Belo Horizonte, o dia 1º de outubro, o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa. Na segunda-feira, dia 2, às 9h, na Prefeitura (Av. Afonso Pena, 1212 – Centro) uma solenidade irá marcar o lançamento do Plano de Ação de Políticas para a Pessoa Idosa e a Carta de Compromisso pela Valorização da Pessoa Idosa.

 

Já na quinta-feira, dia 5, as festividades irão acontecer no Centro de Referência para a Pessoa Idosa (CRPI - Av. Dom Pedro II, 3250 - Jardim Montanhês). A programação do local inclui palestras, debates, apresentações musicais, de dança, teatro e desfiles de peças em tricô, além do tradicional Baile, com músicas ao vivo.

Ações e serviços

Em Belo Horizonte, a Diretoria de Política para a Pessoa Idosa (DPEI) é o órgão que tem a competência de coordenar a implantação da Política Municipal do Idoso, instituída pela Lei Municipal 7.930 de 1999. Cabe à DPEI propor e implementar programas, serviços e ações afirmativas, na rede municipal e junto a entidades parceiras, que visem a promoção e defesa dos direitos dos idosos, além da sua inserção na vida econômica, política, cultural e social do Município.

 

Além disso, no campo da Assistência Social há atividades voltadas para a proteção social ao idoso, seja ela básica ou especial, através de uma rede de acolhimento e atendimento direcionada a esta população. Equipamentos do Programa BH Cidadania oferecem programas dedicados exclusivamente aos idosos nos campos do lazer, entretenimento, saúde, qualidade de vida, esporte, sociabilidade. Há também um trabalho importante para o fortalecimento dos laços familiares, fomentando o convívio comunitário e o respeito às pessoas mais velhas, que acontecem principalmente nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

 

A Prefeitura proporciona, ainda, acesso direto a mais de 20 mil idosos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), o que representa hoje 5,8% da população idosa. No programa federal Bolsa Família, gerenciado pelo município, há cerca de 1.600 idosos beneficiários. 

 

Ainda no campo socioassistencial, a PBH dispõe de 910 vagas para o serviço de acolhimento institucional em unidades com característica domiciliar que oferecem alimentação, atendimento médico, psicológico e assistencial. Há também projetos como o Cuidador de Idosos, que garante atendimento domiciliar para idosos semidependentes e dependentes, disseminando práticas de autocuidado.

 

No campo da cultura e educação, os idosos também são beneficiados por programas municipais que incentivam a inserção comunitária e familiar através de eventos, comemorações, cursos para transmissão do conhecimento e preservação da memória e da identidade cultural.

 

Um outro equipamento importante criado pela PBH para a promoção do envelhecimento ativo é o Centro de Referência da Pessoa Idosa. Inaugurado em 2009, no bairro Caiçara, o espaço funciona de maneira intersetorial, por meio de parceria com demais secretarias municipais, como Saúde e Educação e ainda em conjunto com organizações do terceiro setor, como Sesc, além de Universidades, como a FUMEC e Newton Paiva. O objetivo é oferecer serviços e programas voltados para a promoção do envelhecimento digno, ativo e saudável.

 

Atualmente, o espaço atende cerca de 1200 frequentadores mensais. No local, são disponibilizadas quase 21 atividades entre cursos, oficinas e palestras que visam a socialização, a inclusão, a convivência intergeracional e a melhoria da qualidade de vida e elevação da autoestima da pessoa idosa. As atividades físicas da Academia da Cidade e Vida Ativa, além dos cursos de teatro, pintura, artesanato e violão estão entre as atividades mais procuradas pelos idosos.

Programação da Semana de Valorização da Pessoa Idosa

 

Dia 1º/10 - das 10h às 13h

Atividade de abertura 

Casa do Baile - Av. Otacílio Negrão de Lima – Pampulha

 

Dia 2/10 - 9h

Lançamento do Plano de ação de políticas para a pessoa Idosa e assinatura da Carta compromisso com a população de Belo Horizonte

Prefeitura de Belo Horizonte - Av. Afonso Pena, 1212 - Centro

 

Dia 3/10 - das 13h30 às 17h

Tarde da pessoa idosa: palestras e oficinas

Centro de Referência da Juventude – Rua Guaicurus, 50 - Centro

 

Dia 4/10 - das 9h às 12h

Plenária ampliada do Conselho Municipal do Idoso

Rua Tupis, 149 – 10º andar – Centro 

(Atividade voltada aos conselheiros)

 

Dia 5/10 - das 9h às 17h 

Dia do Idoso no Centro de Referência da Pessoa Idosa

Entrada pela Rua Perdizes, 336 - Caiçara

 

Dia 6/10 - das 9h às 12h

Blitz na Feira do Programa Espaço da Cidadania: palestras e oficinas

Av. Bernardo Monteiro, esquina com Av. Brasil

 

Data: 7/10 - 18h30

Serenata para a pessoa idosa

Centro Cultural do Padre Eustáquio - Rua Jacutinga, 821 - Padre Eustáquio