1 September 2017 -
Ayô, que significa “alegria” em iorubá, foi o nome escolhido para o segundo filhote dos gorilas Leon e Imbi, nascido no Jardim Zoológico da Zoobotânica de Belo Horizonte em 08 de maio deste ano. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 01/09, durante intensa participação de cerca de 90 alunos das Umeis Carlos Prates e Delfim Moreira e da escola Municipal Zilda Arns, instituições da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed) que participaram da escolha dos nomes finalistas. Ao todo, cerca de 30 mil pessoas votaram online pelo site da Globo Minas, parceira da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Ayô teve a preferência de 40,44% dos eleitores, enquanto Toriba recebeu 38,94% dos votos e Kong, 20,62%.
De acordo com a professora Lívia Regina Alves de Almeida, da Umei Delfim Moreira, que desenvolveu todo um trabalho pedagógico e “defendeu” o nome Ayô, esse é um momento de muita satisfação. “Essa alegria que contagiou as crianças é a própria alegria do nome Ayô. Tivemos um total envolvimento não apenas das crianças, mas também de seus familiares. Durante todo o processo de votação fizemos atividades relacionadas ao tema, explicando a importância da conservação desses animais. Foi um trabalho riquíssimo e que irá ficar ainda melhor depois dessa escolha”, comemora.
Para a pequena Manuelly Fernandes Oliveira, de 5 anos, essa foi uma oportunidade de ver de perto os gorilas e conhecer o filhote que recebeu o nome escolhido por ela e seus colegas. “Achei demais porque nosso nome foi escolhido. Esse é um nome muito bonito!
Petrus Gomes da Cruz Nicolete, 5 anos, mostrou que já conhece muita coisa sobre a família de gorilas. “Os gorilas comem muitas frutas e legumes. Se você chegar perto, eles podem ficar assustados. Não pode jogar lixo porque a família morre e o papai vai ficar bravo. O filhote é pequenininho e o nome dele foi bonito.” Opinião também compartilhada por seu colega, Davi Guedes da Silva, 6 anos. “Gostei do nome porque é bonito e significa alegria, era o que eu tava [sic] torcendo.”
Durante a visita dos alunos, a equipe do Serviço de Educação Ambiental da Zoobotânica realizou um bate-papo interativo para repassar informações importantes e responder dúvidas sobre o comportamento dos seis gorilas que vivem em BH. Além disso, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar realizou uma exposição com materiais e equipamentos utilizados em suas ocorrências.
Conheça um pouco mais sobre o grupo de gorilas da Zoobotânica de BH
Imbi: nasceu em 2000
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2011
De onde veio: Reino Unido
Leon: nasceu em 1998
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Espanha
Lou Lou: nasceu em 2004
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Reino Unido
Sawidi: nasceu em 5 de agosto de 2014
Pais: Lou Lou e Leon
Jahari: nasceu em 10 de setembro de 2014
Pais: Imbi e Leon
Ayô: nasceu em 8 de maio de 2017
Pais: Imbi e Leon