Pular para o conteúdo principal

Maestro rege um bloco de percussionistas que tocam em uma rua da cidade
Foto: Divulgação

Aula de percussão do Monobloco é uma das atrações do BH é da Gente do dia 19/5

criado em - atualizado em

Oficinas de skate, percussão, circense e esportiva compõem a programação do BH é da Gente neste domingo, dia 19 de maio, na Savassi (região Centro-Sul), avenida Silva Lobo (Oeste), avenida Guarapari (Pampulha) e rua Araribá (Noroeste).

                Depois de desfilar pelo terceiro ano consecutivo no Carnaval de Belo Horizonte em 2019, reunindo cerca de 400 mil pessoas nas vias em torno do Mineirão, o Monoblocotraz uma aula de batuque gratuita para as ruas da Savassi. A aula será realizada das 10h às 13h. Não é necessário ter experiência musical prévia. Basta preencher o formulário de inscrição para garantir sua vaga.

 

A metodologia das oficinas é direcionada tanto para não músicos quanto para aqueles que já tocam e querem se aprimorar. Os instrumentos trabalhados são agogô, chocalho, tamborim, caixa, repique e surdo. O Monobloco disponibiliza o instrumento para o aluno que não tiver um. Criado no Rio de Janeiro há 19 anos, o Monobloco realiza oficinas em Belo Horizonte desde 2016, inclusive para a formação dos integrantes da bateria mineira do grupo.

 

Ainda na Savassi, das 9h às 12h, haverá oficina de skate, além de espaço para a prática de atividades esportivas como tênis de mesa, peteca, badminton e minibasquete.

 

 

Oficina de Circo

Já na avenida Silva Lobo, das 9h às 13h, o público poderá se divertir com brincadeiras antigas, cantadas e de roda, além de jogos de tabuleiro (dama e xadrez) e atividades como pula-corda, bambolês e amarelinha.

 

Na avenida Guarapari, das 9h às 13h, as opções de entretenimento e atividades serão camas elásticas, brinquedos infláveis, piscina de bolinha, oficina de pintura de rosto, amarelinha, pula-corda, peteca e badminton.

 

Uma oficina de circo é a atração para o público do BH é da Gente – Araribá, na Pedreira Prado Lopes. Das 9h30 às 12h30, pessoas de todas as idades poderão aprender técnicas circenses como malabarismo, acrobacias e equilíbrio. No local haverá também uma blitz informativa, ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, sobre a Campanha contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, com a divulgação de serviços do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Pedreira Prado Lopes e de ações de grupos de trabalho do Centro de Convivência e ProJovem, além de uma apresentação de teatro.

 

Criado em 2017, o BH é da Gente é um programa recreativo realizado aos domingos em quatro regiões da capital pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O objetivo é promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, assim como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público.

 

 

Serviço

• BH é da Gente – Savassi, das 9h às 13h, nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários, região Centro-Sul.

 

• BH é da Gente – Avenida Silva Lobo (Oeste), das 9h às 13h, no trecho entre as ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada.

 

• BH é da Gente – Avenida Guarapari (Pampulha), das 9h às 13h, na avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur, no bairro Santa Amélia.

 

• BH é da Gente – Rua Araribá (Noroeste), das 9h às 13h, na rua Araribá, no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro.