Pular para o conteúdo principal

Atividades gratuitas marcam o aniversário do Parque Primeiro de Maio
Foto: Divulgação/PBH

Atividades gratuitas marcam o aniversário do Parque Primeiro de Maio

criado em - atualizado em

O próximo domingo, dia 1º, será de intensa programação no Parque Primeiro de Maio, localizado no bairro de mesmo nome, na região Norte, que completa 14 anos na data. Entre as atividades gratuitas, que começam às 8h30, estão apresentações musicais e de teatro, rua de lazer e exposições.

 A programação dos festejos foi montada com o apoio da comunidade e irá privilegiar músicos independentes, com apresentações de hip hop, pop rock, rock nacional, grunge, MPB e samba. Além disso, haverá o palco aberto para artistas locais. Para as crianças, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer levará pula-pula, cama elástica, pintura facial e diversas brincadeiras. 

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a riqueza ambiental do parque, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica irá realizar uma exposição com registros da biodiversidade local. O ecotismo também estará na programação com o Grupo de Escoteiros do Parque Primeiro de Maio (118 GEPPRIM). 

Vacina febre amarela 

 É importante reforçar que para acesso ao parque é necessária a vacinação contra a febre amarela. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada no local, de que já se encontra imunizado (vacinado há, pelo menos, 10 dias). Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar o parque. 

Sobre o parque

 O Parque Primeiro de Maio foi inaugurado em maio de 2008, atendendo a uma antiga reivindicação de moradores da região pela criação de um espaço de lazer. O que antes era uma área com esgoto a céu aberto, com considerável quantidade de lixo acumulado e sofrendo com a ocupação territorial desordenada, hoje é um espaço de convivência, lazer e prática de atividades físicas, referência na cidade em relação à recuperação de espaços. 

Implantado por meio do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte, chamado Drenurbs/Nascentes, possui área de aproximadamente 33.700m² e está localizado na macrobacia do Onça, na bacia da Pampulha e na sub-bacia Embira. Os 48 hectares da Bacia do Córrego Primeiro de Maio foram revitalizados para a implantação do parque. Redes de esgoto, interceptores, bacias de detenção com barragem e iluminação foram implantadas, além da urbanização das ruas Juscelino Ferreira Diniz e Angelina Ferreira Diniz. O local auxilia no controle de enchentes e é um importante instrumento para a diversão da população e para a preservação ecológica. 

 Além de uma estrutura adequada para receber eventos e manifestações culturais, o Parque Primeiro de Maio é uma área de lazer ambientalmente preservada, com pista de caminhada de 500 metros de extensão, quadra poliesportiva, mesa de jogos, brinquedos infantis, equipamentos de ginástica e sanitários públicos. O espaço conta ainda com uma bela arena e uma sala multimeios. 

 Nove nascentes fazem parte do parque, mas apenas cinco delas podem ser vistas pelo público. Aproximadamente 30 espécies de árvores estão distribuídas por toda área, entre elas pau-brasil, pau-ferro, ipês, pata de vaca, sibipiruna e quaresmeira. A fauna também é diversificada com tartarugas, peixes, preá e micos, além de aves como pica-pau, saracura, frango d’água e biguá, este também chamado de pato selvagem. 

Programação gratuita Aniversário Parque Primeiro de Maio

8h30 às 9h30 – Culto Ecumênico

9h30 às 11h – Apresentação Ronaldo do Nascimento e palco aberto para artistas da região.

9h30 às 12h e 13h às 16h – Exposição dos registros da biodiversidade: coleção de frutos, sementes, ovos, chifres de cervos e pele de cobra

10h às 14h – Conhecendo o Escotismo: exposição e apresentação sobre o tema com o 118º Grupo de Escoteiros do Parque Primeiro de Maio (118 GEPPRIM)

10h às 14h – Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer: pula-pula, cama elástica, pintura e brincadeiras

11h às 16h40 - Festival de Música Independente: shows de hip hop, pop rock, rock nacional, grunge, MPB e samba. Apresentação dos artistas: Emerson e Leandro; Plan B; Doc Naipe; Veras; Um Som 

Serviço:

Parque Primeiro de Maio

Endereço: R. Joana D'arc, 190, bairro Primeiro de Maio

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 7h às 17h