Pular para o conteúdo principal

Atividades de educação ambiental movimentam os parques municipais neste fim de semana
Divulgação/PBH

Atividades de educação ambiental movimentam os parques municipais neste fim de semana

criado em - atualizado em

Temáticas ambientais marcam as atividades nos parques municipais neste fim de semana (26 e 27). Campanhas educativas e de mobilização, trilhas, registro e identificação da biodiversidade integram a programação gratuita e aberta a toda a população.

Os parques Jacques Cousteau (Rua Augusto José dos Santos, 366 - Betânia) e Ursulina de Andrade Mello (Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 - Castelo) recebem, neste sábado (26), o Projeto “Rondon - Parque, Sustentabilidade e Saúde”.  As atividades, que serão realizadas das 9h30 às 16h30, têm como objetivo sensibilizar os visitantes e moradores do entorno sobre duas temáticas que impactam diretamente essas áreas verdes: o abandono de animais domésticos, exóticos e silvestres, além da prevenção de incêndios e proteção da biodiversidade.

Tendas são montadas nos espaços com materiais educativos, que são distribuídos aos visitantes durante as abordagens realizadas por ativistas do Projeto Rondon, universitários, técnicos e professores. Outra turma de voluntários, realiza as mobilizações de forma itinerante no parque, nas casas e comércios locais.

As ações realizadas contam com o apoio das comunidades e grupos locais, que aderiram ao projeto e auxiliam na recepção e acolhimento dos ativistas voluntários. No parque Jacques Cousteau, essa parceria é feita com a Rede de Vizinhos e, no Ursulina de Andrade Mello, são os Guardiões do Parque.

Após cada atividade, será criado um banco de dados com informações coletadas nas abordagens, buscando entender o perfil do público de cada região, sua relação com os parques municipais e qual o grau de informação e conscientização sobre os temas. Todas as atividades são executadas por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), Secretaria Municipal de Saúde - Controle de Zoonoses e Projeto Rondon Minas. Na primeira ação, realizada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no dia 5 deste mês, foram ouvidas cerca de 590 pessoas.

Trilhas guiadas estimulam a observação e registro de espécies

Ainda no Parque Ursulina de Andrade Mello, será realizada uma trilha guiada pela equipe de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), com saídas às 9h e 9h20. A proposta é visitar a área de mata fechada do Parque, apresentando aos visitantes espécies da fauna e da flora, nascentes de água, jardim de plantas medicinais e a recuperação de algumas áreas que foram queimadas em incêndios  ao longo dos anos. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail: educaparques@pbh.gov.br.

O percurso, com duração aproximada de 1 hora, conta com alguns trechos de subida, o que pode dificultar a participação de pessoas com dificuldade de locomoção. No caso de crianças, a participação é permitida apenas com a companhia de um responsável. Para aproveitar melhor o percurso com conforto e segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados e recomenda-se a utilização de roupas confortáveis, protetor solar, repelentes, chapéu ou boné, além de uma garrafinha de água para garantir a hidratação.

O passeio também servirá para registro da biodiversidade, dentro da programação do “Desafio Mundial da Natureza Urbana”. Os visitantes poderão tirar suas fotos e registrar no aplicativo iNaturalist, contribuindo para o banco de dados sobre a biodiversidade da cidade. Outras áreas verdes da cidade também contarão com trilhas ecológicas nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo). Confira a programação completa do “Desafio Mundial da Natureza Urbana” aqui.

Sobre o Projeto Rondon Minas

O Projeto Rondon Minas é uma iniciativa de voluntariado universitário do país e trabalha com intuito de colocar o conhecimento científico à serviço da sociedade. Desde o ano de 2005, já atendeu mais de 160 municípios de Minas Gerais realizando diagnóstico socioambiental das comunidades urbanas e rurais e atividades socioeducativas e culturais que incentivam o protagonismo da população e promovem a melhoria das práticas das políticas públicas locais.

O que é o Desafio Mundial da Natureza Urbana

O Desafio Mundial da natureza Urbana é uma competição amigável da qual participam mais de 700 cidades ao redor do mundo. A proposta é estimular a reflexão sobre a convivência entre cidade e natureza, destacando como as áreas urbanas podem ser ambientes ricos em espécies de seres vivos e aprendizado.

De 25 a 28 de abril, será realizada a maratona de observações, período em que os registros devem ser feitos. Em seguida, de 29 de abril a 4 de maio, ocorre a maratona de identificação, na qual a comunidade colabora para identificar as espécies registradas. Por fim, em 5 de maio, será anunciada a cidade com o maior número de registros identificados.

Sobre a plataforma iNaturalist

O iNaturalist - www.inaturalist.org - é uma plataforma online desenvolvida para o compartilhamento de fotografias e áudios sobre biodiversidade para ajudar os usuários a aprender mais sobre a natureza. Também é um sistema colaborativo de identificação de espécies e uma ferramenta para registrar ocorrências de organismos. As observações registradas na plataforma geram dados de qualidade científica, contribuindo para pesquisas que buscam compreender e preservar a natureza.