Pular para o conteúdo principal

Reunião on-line
Foto: Reprodução

Atividades de Educação Ambiental foram promovidas pela Prefeitura em 2021

criado em - atualizado em

Em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolveu ao longo de 2021 ações e práticas educativas voltadas à sensibilização dos cidadãos sobre as questões ambientais, organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. Mesmo no contexto da pandemia da Covid-19, foi possível migrar essas atividades para o ambiente virtual e dar continuidade em agendas educativas, como o BH Itinerante e o Ambiente em Foco. 

Desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental, o Curso de Extensão em Educação Ambiental tem abordagem socioambiental e a cidade de Belo Horizonte como referência espacial de ensino e aprendizagem. O objetivo é formar educadores ambientais para promover ações e práticas educativas voltadas à coletividade. 

Na modalidade presencial do curso, são desenvolvidas atividades diversificadas como travessias, aulas de campo, palestras, grupos de debate e relatos de experiências. Na modalidade virtual, foram implantadas atividades interativas, lúdicas e simultâneas em grupo, além de oficinas, travessias e relatos de experiência utilizando-se de ferramentas virtuais. 

Em 21 anos de atividades, foi a primeira vez que o curso BH Itinerante foi realizado de modo on-line. Para a edição especial, retomada em abril passado, foram oferecidas 40 vagas com exclusividade para os já inscritos na 40ª edição, em 2020, quando o curso foi interrompido devido à pandemia da Covid-19 e, no segundo semestre, 49 selecionados de um total de 60 inscritos. 

Nesta última, foram realizados 13 encontros semanais, totalizando 43 horas de curso, além de quatro atividades educativas (trabalhos finais de curso) promovidos pelos cursistas para outros públicos. 

Foram abordados, no conteúdo programático, temas como Ecologia Integral, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21, Aspectos Físicos e Biológicos, Ambiente Urbano, Redes Socioambientais, Políticas Públicas, Conflitos Ambientais Urbanos e Percepção Ambiental. 

“Neste formato virtual, utilizamos várias plataformas digitais para suprir as atividades de campo, tão importantes em trabalhos educativos de cunho ambiental. Tem sido muito boa a receptividade e satisfação dos cursistas, superando sobremaneira as nossas expectativas”, conta a geógrafa Luciana Magalhães da Cunha.  Para o próximo, já está sendo elaborada uma nova agenda, visando um público ainda maior. 

Ambiente em Foco Virtual 

Atualmente a Gerência de Educação Ambiental, através do Centro de Extensão, está realizando o "Ambiente em Foco Virtual", atividade integrante do Projeto "Educação Ambiental On-line". A proposta, que também surgiu das demandas de isolamento e distanciamento social, visou solucionar a suspensão de atividades educativas presenciais no período de pandemia. 

A metodologia adotada consiste na realização de palestras ao vivo e on-line, mediadas por uma plataforma virtual que ocorrem quinzenalmente. Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária.  Foram abordadas, nas palestras, temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Manutenção e plantio de árvores, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação. 

Ajustadas as ações para o ambiente virtual, foi possível, inclusive, ampliar o público e o alcance das atividades mensais, como conta o Gerente de Educação Ambiental da SMMA, Humberto Martins Marques. “A adesão às palestras do Ambiente em Foco Virtual foi marcante. As vantagens do modelo, que será mantido para o próximo ano, se deve ao aumento significativo do número de participantes e à economia no deslocamento das pessoas, inclusive alguns palestrantes convidados, vindos de outros estados do Brasil. Buscamos sempre uma contextualização e congruência dos temas com os problemas ambientais da atualidade e, a fim de debater o assunto sob a ótica de quem é referência na área”, destaca. 

Para informações sobre o início das atividades em 2022, a programação mensal  e as inscrições para as palestras, basta entrar em contato pelo e-mail ambienteemfoco@pbh.gov.br.