14 Abril 2025 -
Em comemoração ao Dia Nacional do Solo, o Parque Primeiro de Maio promoverá nesta terça-feira (15), às 10h, uma atividade especial com a participação da Equipe de Educação Ambiental da Fundação Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da conservação do solo e das áreas verdes nas cidades.
Com duração aproximada de uma hora, a programação contará com uma apresentação sobre o histórico do parque e o significado da data ambiental. Durante a atividade, será realizada uma dinâmica prática que demonstrará os impactos da compactação do solo e da ausência de cobertura vegetal, reforçando o papel essencial da vegetação na manutenção da qualidade ambiental.
Os participantes também farão um percurso pelo parque, contemplando a natureza e participando de um bate-papo sobre a importância do solo e da preservação do meio ambiente.
A atividade contará com a presença de alunos de escolas municipais e também estará aberta ao público interessado em participar da celebração.
A data
A data foi instituída em 1989, como uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O dia 15 de abril foi escolhido em homenagem ao americano Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e uma referência para muitos outros países. Esta data foi criada com o objetivo de desenvolver um pensamento reflexivo e crítico sobre a importância da correta utilização do solo, como um recurso natural para a produção de alimentos e conservação do meio ambiente.
Serviço:
Dia Nacional do Solo
Data: terça-feira (15)
Horário: 10h
Local: Parque Primeiro de Maio - Rua Joana D’Arc, 190 - Bairro Primeiro de Maio