Pular para o conteúdo principal

Astros internacionais vão participar do 3º BH Skate Invasion nos dias 29 e 30/6

criado em - atualizado em

Duas lendas do skate internacional, o sueco Tony Magnusson e o norte-americano Steve Alba serão as atrações da terceira edição do BH Skate Invasion, nos dias 29 e 30 de junho, nas pistas do Parque Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte.  O lançamento do evento será na próxima terça-feira, dia 25, às 10h, também no Parque Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapoã, Pampulha). A entrada é gratuita.

 

Principal competição mineira que conta pontos para o ranking amador nacional de 2019, o BH Skate Invasion é reconhecido como um evento “5 estrelas” pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

Além de diversos skatistas, também estarão presentes no lançamento o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, e o músico John Ulhoa, da banda Pato Fu, que integra a organização.

 

“Desde 2017, o BH Skate Invasion faz parte não só do calendário de Belo Horizonte como também do calendário nacional do skate. Sempre contamos com atletas de renome e um excelente público. É um esporte cada vez mais popular no Brasil, praticado por pessoas de variadas faixas etárias e por atletas com deficiência, no caso o paraskate. Nosso intuito é dar visibilidade ao esporte, estimular as crianças e a todos para uma vida mais ativa e saudável”, afirma o secretário Elberto Furtado.   

 

 

Os astros

O sueco Tony Magnusson, de 56 anos, foi cinco vezes campeão do Legends of Skateboard World Championships e tem no currículo participações nos principais campeonatos do esporte, incluindo o X-Games. Primeiro campeão de skate em piscinas, em 1978, Steve Alba, de 56 anos, integra o Skateboarding Hall of Fame e é considerado um mestre em dominar piscinas de quintal - “pistas” não feitas propriamente para o skate, como já documentado pelo canal a cabo ESPN.

 

 

Dez categorias

O 3º BH Skate Invasion contabiliza até o momento a pré-inscrição de 128 competidores de nove estados brasileiros e da Argentina. São dez as categorias de disputa: Mirim, Iniciante, Amador, Feminino, Master, Grand Master, Legend, Grand Legend, Vintage e Paraskate.

 

Voltada a praticantes com idade a partir de 55 anos, a categoria Vintage é a novidade desta edição e será disputada na modalidade Bowl, assim como as demais - a exceção é o paraskate, da modalidade Banks.

Também realizado com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte em 2017 e 2018, o BH Skate Invasion tem como produtores um coletivo de skatistas formado por nomes como John Ulhoa (Pato Fu), Márcio Oya, Alexandre Dota e Cleiber Binha.

 

O evento contará com arquibancada para cerca de 400 pessoas, food trucks, banheiros químicos, DJ, escolinha de skate, oficina de grafite e atividades musicais no teatro de arena, além de palco para locutores e juízes e infraestrutura para atletas. Serão oferecidos serviços de limpeza, brigadistas, socorro médico e segurança.

 

Nas edições passadas, a competição teve um público de três mil pessoas nos dois dias, reunindo mais de cem skatistas de 9 a 60 anos, representando nove estados brasileiros e outros países como EUA e Argentina.