Pular para o conteúdo principal

Artista Binho Barreto realiza intervenção urbana na estação move da Pampulha
Foto: Rodrigo Astro

Artista Binho Barreto realiza intervenção urbana na estação move da Pampulha

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Periférico apresentam a intervenção urbana "Povo na Arte, Arte no Povo", do artista plástico Binho Barreto. A iniciativa integra a programação cultural do Pampulha Território Museus, e consiste na pintura de um mural na Estação Move da Pampulha, localizado na Avenida D. Pedro I. A obra em preto e branco, de técnica mista, tem aproximadamente 4m de altura por 12m de extensão, e estará visível, de forma gratuita, à população circulante na região. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. 

 

O artista destaca que  "a opção por usar as cores preto e branco é para proporcionar uma relação mais direta com a imagem e para remeter ao aspecto mais gráfico do desenho, assim como para criar uma relação com linguagens mais alternativas, como a dos fanzines e manifestos impressos em fotocopiadoras." 

 

O processo de produção da obra aconteceu de 1º a 3 de setembro, respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte. 

 

Sobre o Pampulha Território Museus

 

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade. 

 

Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos.  Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.