Pular para o conteúdo principal

Foto de dentro do coreto da praça da liberdade. A fonte de água, que fica à frente do coreto, está parada. Ao fundo, prédios do entorno da praça da Liberdade.
Foto: Divino Advincula/PBH

Arte e Loucura no Circuito Liberdade até 9 de julho

criado em - atualizado em

Ainda dá tempo de conferir a programação do Arte e Loucura no Circuito Liberdade. Os trabalhos dos usuários dos Centros de Convivência estão em exposição no Memorial Minas Vale, no prédio anexo da Biblioteca Pública Luiz de Bessa e no Museu Mineiro. É hora de aproveitar o mês para conferir a efervescência cultural criada pelos artistas dos serviços de saúde mental da rede SUS-BH. Além de conhecer as exposições, os interessados podem participar de oficinas gratuitas de arte e expressão cultural coordenadas pelos usuários dos Centros de Convivência.

 

Confira a programação:

 

Biblioteca Pública

Exposição de artes visuais: “De ter vivido por um fio ao redor do mundo”

Até 11 de junho - Passarela Cultural - (Prédio anexo)

Segunda a sexta – das 8h às 18h e Sábado das 8h às 12h

 

Memorial Minas Vale

Exibição de vídeo - Cyber Lounge

Até 02 de julho / Terça a sexta - 10h às 18h / Sábados - 10h às 18h

 

Exibição das produções visuais feitas pelos usuários dos Centros de Convivência,com destaque para o processo criativo, a expressão dos participantes e a busca coletiva para construir um lugar onde se faça dizer desta lógica diferente que abriga a loucura.

 

Museu Mineiro

 

Oficinas

As oficinas de arte coordenadas por usuários dos Centros de Convivência da Prefeitura de Belo Horizonte estão com inscrições abertas. As oficinas são gratuitas e acontecem até o dia 22 de junho, sempre às terças e quintas-feiras, no Museu Mineiro. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site do Museu Mineiro: http://www.museumineiro.mg.gov.br/programacao/.  

 

Programação  das oficinas:

  • 08/06 - Oficina de expressão corporal (10 vagas para adultos)
  • 13/06 - Oficina de bordado (10 vagas para adultos)
  • 20/06 - Oficina de bordado (10 vagas. Idade mínima 14 anos)
  • 22/06 - Oficina de desenho (10 vagas. Idade 8 a 12 anos)
  • 27/06 – Oficina de Quadrinhos (10 vagas para  adultos).

 

De ter vivido ao redor do mundo 

 

Além das oficinas, o Museu Mineiro recebe a exposição “De ter vivido por um fio ao redor do mundo” até o dia 9 de julho. São desenhos, pinturas, bordados, cerâmicas, mosaicos e vídeos. A exposição pode ser visitada às 3ª, 4ª e 6ª, das 10 às 19 horas. Às 5ª das 12 às 21horas. E aos sábados e domingos das 12 às 19 horas.

 

“Arte e loucura no Circuito Liberdade” é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, com parceria do Circuito Liberdade, IEPHA e Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. A programação completa pode ser conferida no link: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/arte-dos-cidadaos-em-sofrimento-mental-no-circuito-liberdade.