Pular para o conteúdo principal

Desenho de três mulheres com roupas de cangaço com os dizeres: "Rainhas do cangaço".
Arte: PBH

Centro de Referência da Juventude recebe primeiro Arraial rainhas do Cangaço

criado em - atualizado em

Na quinta-feira, dia 11 de julho, será realizado o último dia do Arraial Rainhas do Cangaço. A festa, que encerra a temporada de quadrilhas de Belo Horizonte, começou nesta quarta-feira, dia 10, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

 

Com intensa programação, o evento conta com shows, oficinas, exposições e apresentações de dança, com destaque para as bandas Black Trio e Forró Pé no Mundo e a quadrilha especial do Centro de Referência, coordenada pela equipe e por usuários do espaço, que vai unir a tradicional quadrilha das festas de São João a um mix de danças urbanas.

 

Simultaneamente estará aberta a edição de julho da Perifeira, feira de economia solidária em que são comercializados objetos de decoração, artesanato, vestuário, plantas, papelaria, cosméticos e produtos de gastronomia produzidos por jovens moradores dos bairros periféricos da cidade.

 

A gerente do Centro de Referência da Juventude, Samira Ávila, explica a escolha da imagem das Rainhas do Cangaço como tema do evento. “As cangaceiras são uma simbólica representação das mulheres do Nordeste, que enfrentaram muitas lutas e foram desconsideradas pelas narrativas oficiais da História. Para rememorar essas mulheres e a cultura nordestina, a festa contará com muito forró e ambientação temática”, conta.

 

A atividade é gratuita e aberta ao público, com classificação livre. O Centro de Referência da Juventude fica na rua Guaicurus, 50, Centro, ao lado da Praça da Estação. Informações e inscrições para as oficinas no e-mail atendimento.crj@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-9795. 

 

Confira programação de quinta-feira:

 

 

Quinta-feira, dia 11

18h - Oficina: Projeto Retrato de um Forró - Coreografia - prof. Guilherme Veras e Equipe

19h - Pista com DJ Naty Nonato 

20h - Quadrilha Trem D' Minas - Arraial de Belô

20h30 - Show com Forró Pé no Mundo

21h30 - Quadrilha Especial do CRJ

22h - Show com Black Trio

 

Programação durante todo o evento

• Perifeira com diversos produtos

• Grife Xótis

• Prefácio, Composições e Cenografia por Alice Guimarães