Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte traz programação dedicada ao forró
Foto: Pablo Bernardo

Arraial de Belo Horizonte traz programação dedicada ao forró

criado em - atualizado em

Os amantes do “arrasta pé” podem comemorar. O Arraial de Belo Horizonte contará com uma programação gratuita dedicada ao forró. Entre as atividades previstas estão apresentações de grupos musicais, como Erivaldinho do Acordeon e Trio Lampião, sets de DJs e aulas de dança.

O Palco Coreto funcionará nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e concentrará a programação de forró da festa. Os DJs Fred Boi, Dejota Rodrigo e Naty comandam as pickups. As apresentações musicais ficam por conta do Trio Lampião, Manacá da Serra, Erivaldinho do Acordeon, Karenn Fontes e Black Trio. 

Além das atrações do Palco Coreto, o público também poderá curtir muito forró nos sets dos DJs do Forró Sound System, que tocam no palco principal nos dias 05 e 06 de agosto. Yuga, Dioh, Leandrinho e Fred Boi se apresentam antes e entre os shows.

A escolha da programação do Palco Coreto e dos DJs do Palco Principal foi realizada pelo Fórum Forró de Raiz, em parceria com a Belotur. A comunidade está presente em 14 estados e busca preservar a tradição brasileira do ritmo. “A comunidade do Forró Pé-de-serra em Minas Gerais se sente representada no maior evento de Arraial do Sudeste brasileiro. Esperamos que este espaço traga visibilidade e oportunidades para trios, coletivos, djs, artistas da dança e outros profissionais da nossa cadeia produtiva”, explica Guilherme Veras, coordenador do Fórum Forró de Raiz em Minas Gerais. 

 

O presidente da Belotur, Gilberto Castro, ressalta a qualidade da programação e convida o público para participar da festa. “O Arraial de Belo Horizonte é uma ótima oportunidade para dar destaque à cultura junina, às quadrilhas e ao forró, valorizando os atores que mantêm a tradição viva. Nossa programação está imperdível, com grandes shows, o melhor da gastronomia e o Concurso Municipal de Quadrilhas. Visitem a Praça da Estação e aproveitem a festa que será segura e para todos". 

 

Aulas de Forró

 

Para quem deseja dar os primeiros passos no forró, ou aperfeiçoar a técnica, serão realizadas aulas gratuitas de dança nos dias 23 e 30 de julho e 06 de agosto. Não haverá inscrição prévia. Elas serão realizadas logo no início da programação de cada dia e serão ministradas por André Luís e Nayhara Silva, do projeto Art Forró, e Guilherme Veras e Viviane Pernambuco, do Forró Roots.

 

Confira a programação de forró do Arraial de Belo Horizonte:

Dia 21 de julho - Sexta - Palco Coreto

19h às 20h30 - DJ Fred Boi
20h30 às 22h - Trio Lampião
22h às 00h30 - DJ Fred Boi  

Dia 22 de julho - Sábado - Palco Coreto
17h às 19h - DJ Dejota Rodrigo
19h às 20h30 - Manacá da Serra
20h30h às 00h - DJ Dejota Rodrigo

Dia 23 de julho - Domingo - Palco Coreto
17h às 18h - Aulão de Forró - André Luís e Nayhara Silva (Projeto Art Forró)
19h30 às 21h - Erivaldinho do Acordeon 

Dia 29 de julho - Sábado - Palco Coreto
19h às 20h30 - Karenn Fontes
20h30 às 21h - DJ Naty 

Dia 30 de julho - Domingo - Palco Coreto
17h às 18h - Aulão de Forró - Guilherme Veras e Viviane Pernambuco (Forró Roots)
19h30h às 21h - Black Trio 

Dia 05 de agosto - Sábado - Palco Principal
16h às 18h - Forró Sound System - DJ Yuga +  DJ Dioh
19h às 19h30 - Forró Sound System - DJ Yuga 
20h30 às 21h - Forró Sound System - DJ Dioh 

Dia 06 de agosto - Domingo - Palco Principal
16h às 17h - Aulão de Forró -  Guilherme Veras e Viviane Pernambuco (Forró Roots)
17h às 17h30 - Forró Sound System - DJ Fred Boi + DJ Leandrinho
18h30 às 19h - Forró Sound System - DJ Fred Boi
20h às 20h30 - Forró Sound System - DJ Leandrinho

A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.  

 

Arraial de Belo Horizonte 

 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio dos Supermercados BH, rádio oficial Liberdade FM, parceria de mídia da TV Globo Minas, parceria com o Mercado Central e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira. 

 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).