Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte marca a volta dos grandes eventos públicos na cidade
Foto: Bruno Figueiredo/PBH

Arraial de Belo Horizonte marca a volta dos grandes eventos públicos na cidade

criado em - atualizado em

A Belotur publicou, no Diário Oficial do Município, o resultado do Edital de Seleção da Organização da Sociedade Civil (OSC) que vai atuar como parceira do poder municipal na realização da 43ª edição do Arraial de Belo Horizonte, com programação prevista entre julho e agosto de 2022.

 

O Instituto Periférico vai apoiar a Prefeitura de Belo Horizonte no desenvolvimento do evento, por meio da mobilização e sensibilização da comunidade ao realizar um projeto múltiplo, inclusivo e sustentável, valorizando as tradições e experiências associadas aos festejos juninos da cidade.

 

O valor total a ser repassado pelo Município será de R$ 2 milhões, aporte que será utilizado pela OSC na realização do Arraial, incluindo o Concurso Municipal de Quadrilhas, Vila Gastronômica, shows, blitze juninas e demais atividades do festejo. Esta é a primeira vez que a Belotur utiliza o Marco Regulatório de Organizações da Sociedade Civil (MROSC) – regulamentado em Belo Horizonte pelo Decreto 16.746/2017 – para a realização do Arraial de Belo Horizonte.

 

“Esse edital tem como objetivo otimizar os processos para o planejamento e realização do Arraial de Belo Horizonte. O formato é um avanço nas parcerias definidas por meio do Marco Regulatório das Organizações, o que significa melhorias na qualidade da entrega do evento”, explica Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Ainda de acordo com Gilberto, o Arraial marca a volta dos grandes eventos públicos e de rua na cidade. “É com muito prazer que anunciamos a volta do Arraial, que enche nossa capital de alegria, provando que é um dos melhores eventos juninos do país”, comenta.

 

Programação

 

Em junho aconteceram as seletivas do Concurso Prato Junino em parceria com faculdades de gastronomia da cidade. Os alunos propuseram pratos com ingredientes típicos juninos. E os vencedores do concurso poderão comercializar os quitutes durante o evento na Praça da Estação.

 

Já o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas está previsto para os fins de semana do dia 29, 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto. Além das quadrilhas disputando o troféu com muita criatividade nos tablados, acontecem os shows, que serão divulgados em breve. Toda a programação é gratuita.

 

Sobre o Arraial de Belo Horizonte

 

O Arraial de Belo Horizonte é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela sua valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. A festa, que neste ano chega à sua 43ª edição, vem se tornando ao longo do tempo uma celebração cada vez mais democrática, com ampla visibilidade, atraindo turistas de diversos cantos do país. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e conta com o apoio de parceiros públicos e da sociedade civil.

 

Na capital mineira, o Arraial é trabalhado a partir do conceito de “Experiência Junina Completa'', com a apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Dentro da programação, a festa conta com ações como Cortejo Junino, Blitz Juninas, Concurso Municipal de Quadrilhas, Prosas Juninas, shows de artistas com notoriedade regional e nacional, Concurso Prato Junino e Vila Gastronômica.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história do Arraial de Belo Horizonte.

 

Instituto Periférico

 

Fundado em 1999, o Instituto Periférico é uma organização sem fins lucrativos que atua no planejamento e na gestão de ações criativas e sustentáveis que estimulam o empreendedorismo social em seus projetos, por meio da cultura, da educação, do esporte, da tecnologia e do entretenimento.