Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte 2022 traz 3ª edição do Concurso Prato Junino
Foto: Divulgação/PBH

Arraial de Belo Horizonte 2022 traz 3ª edição do Concurso Prato Junino

criado em - atualizado em

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, o Arraial de Belo Horizonte 2022 terá apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Consolidando esse conceito, a Belotur anuncia a 3° edição do Concurso Prato Junino, competição que reúne alunos das faculdades de gastronomia UNA, Uninassau-Univeritas, Promove, Estácio de Sá e Senac.

 

Neste ano, a disputa terá como temática ‘As Origens da Gastronomia Mineira’, valorizando a cultura junina, os saberes do nosso povo e os ingredientes típicos da culinária de Minas. As seletivas acontecem entre os dias 20 e 24 de junho (confira programação abaixo).

 

O grande intuito do concurso é promover e enaltecer a gastronomia mineira e os elementos do período junino de uma forma acessível e inovadora, por meio da elaboração e/ou releitura de um prato tradicional. Em cada faculdade, até oito grupos de alunos apresentarão os pratos criados e competirão entre si pela melhor nota. Os cinco vencedores, um de cada instituição, receberão um prêmio de R$5.000 e terão seus pratos comercializados na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte, espaço de alimentação de destaque na Praça da Estação.

 

“É com imensa alegria que anunciamos a volta do tradicional Concurso Prato Junino, que neste ano chega ainda mais saboroso com a temática 'Origens da Gastronomia Mineira', elogiada e reconhecida em todo o mundo pela sua simplicidade, criatividade e valorização dos ingredientes regionais. Importante ressaltar que esta competição tem papel significativo no eixo de gastronomia dentro do Arraial de Belo Horizonte, além de  ampliar e diversificar o público do evento”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Ao todo, cerca de 30 pratos foram inscritos. A comissão julgadora levará em consideração aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação  do prato, originalidade, presença de pelo menos dois insumos característicos da culinária mineira, além dos quesitos inovação e economicidade.

 

O júri técnico das seletivas é formado por Amanda Almeida, produtora de conteúdo do canal Próxima Parada Trip; Américo Piacenza, chef do restaurante Cantina Piacenza; Marcela Azevedo, mixologista da Cachaçaria Itinerante; Tainá Moura, chef do AA Wine Experience; e por Virgínia Sasdelli, do blog BH Dicas.

 

Arraial de Belo Horizonte 2022 

 

Festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela sua valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 43ª edição e  retorna à Praça da Estação nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto. O evento é uma co-realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e do Instituto Periférico. 

 

Programação das seletivas do Concurso Prato Junino 2022 

 

20/06, às 13h: Estácio de Sá 

20/06, às 19h: Uninassau-Univeritas

22/06, às 13h: UNA II

23/06, às 13h: Senac

24/06, às 11h: Promove

 

(As seletivas não são abertas ao público, mas a imprensa está convidada)