Pular para o conteúdo principal

Fachada do Arquivo Público de Belo Horizonte, durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Arquivo Público promove palestra gratuita do projeto Novos Registros

criado em - atualizado em
O Arquivo Público de Belo Horizonte promove, na segunda-feira, dia 29 de abril, às 19h, no auditório do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, palestra com a temática “Os conflitos de um conflito: as demandas trabalhistas ajuizadas nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Belo Horizonte durante a Segunda Guerra Mundial”, com a pesquisadora Patrícia Costa de Alcântara. O encontro faz parte do projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH e tem entrada gratuita.

 

A pesquisadora Patrícia Costa de Alcântara é graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutoranda pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A palestra é baseada em sua dissertação de mestrado, defendida em 2018, que analisa os processos judiciais cujos conteúdos remetem à Segunda Guerra Mundial, tramitados nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Belo Horizonte entre 1939 e 1945, com o intuito de identificar os reflexos do conflito tanto nas relações trabalhistas quanto nas relações estabelecidas entre as partes processuais e as instituições reguladoras do trabalho.

 

A pesquisa procurou mostrar como o esforço de guerra foi reapropriado por patrões e empregados como estratégia argumentativa na esfera de luta que caracteriza o campo da Justiça do Trabalho.

 

A palestra é aberta ao público e os participantes terão direito a um certificado de participação. O documento deve ser solicitado por meio do livro de presença disponível no dia do evento. Todos os trabalhos que compõem o projeto Novos Registros podem ser consultados, pessoalmente, no Banco de Teses do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, localizado na Rua Itambé, 227, Floresta.

 

 

Novos Registros – Banco de Teses sobre BH

O projeto Novos Registros - Banco de Teses sobre Belo Horizonte é uma das principais ações de difusão cultural e divulgação do Arquivo Público de Belo Horizonte. Desde 1993, são convidados palestrantes que tenham feito trabalhos acadêmicos sobre a cidade em diversos campos do conhecimento ou acerca de temas afins à área cultural e à preservação de acervos, para apresentações gratuitas e debates públicos. Após a palestra, o convidado doa um exemplar do seu trabalho para o Banco de Teses. O usuário tem acesso a esses trabalhos para subsidiar suas pesquisas na Sala de Consultas do Arquivo.

 

Informações para o público: (31) 3277-4665 ou e-mail: novosregistros@pbh.gov.br