Pular para o conteúdo principal

I Semana Nacional de Arquivos

Arquivo Público participa da I Semana Nacional de Arquivos

01/06/2017 | 13:39 | atualizado em 07/06/2017 | 08:05

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), órgão vinculado à Fundação Municipal de Cultura, participa de 5 a 9 de junho, da I Semana Nacional de Arquivos. Organizado pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa, o evento tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país. Estão previstas para o APCBH uma exposição, além de visitas técnicas e palestras. As atrações tem entrada gratuita. A APCBH fica na Rua Itambé, 227, Floresta.

 

Na abertura da I Semana Nacional de Arquivos, dia 5 de junho, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte inaugura a exposição “As revistas no acervo do APCBH”. A mostra irá apresentar as revistas como objeto de coleção e a trajetória que ela percorre dentro do Arquivo. Da doação ao recolhimento, passando pelo tratamento e construção do inventário, até a disponibilização para acesso as revistas são importantes fontes de pesquisa. Elas informam sobre a história da cidade, aspectos da vida cotidiana, econômica e política de uma época. Estes documentos estão carregados de potencialidades para trabalhos nos mais variados temas. Pesquisas e atividades realizadas a partir da investigação possibilitada pelo acesso ao conteúdo da Coleção de Revistas do APCBH também serão objeto da exposição. A exposição pode ser visitada das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.

 

Ainda no dia 5, às 14h, o APCBH promove a Palestra de Sensibilização de Gestão de Documento da Prefeitura de Belo Horizonte. A intenção é apresentar os procedimentos em gestão de documentos na PBH, enfatizando a história do APCBH, a história dos arquivos na municipalidade, o uso da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, procedimentos para recolhimento ao APCBH e eliminação de documentos de arquivos públicos.

 

Na terça-feira, dia 6 de junho, às 14h, acontece a Palestra de Conservação e Digitalização de Documentos. O objetivo é apresentar os princípios de conservação preventiva adotados pelo APCBH e os procedimentos de digitalização do acervo da entidade custodiadora para o acesso do cidadão e preservação dos originais.

 

Outro destaque da programação é a visita técnica “Tem Criança no Arquivo”. A atividade acontece nos dias 8 e 9, às 14h, e é destinada aos alunos das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Belo Horizonte. Durante a visita, os alunos de 4 e 5 anos terão a oportunidade de conhecer os tipos de suportes documentais que estão na instituição, relacionar documentos públicos e privados e conhecer a história do Arquivo da Cidade um importante equipamento que realiza a guarda e preservação da memória da cidade de Belo Horizonte.

 

Para finalizar a semana, o APCBH promove no dia 9 de junho, às 17h, no auditório Professor Baesse, 4º andar da FAFICH/UFMG (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha), o lançamento do Catálogo de Fontes: Arborização na Legislação Municipal de Belo Horizonte. O trabalho foi realizado em parceria com o projeto de pesquisa “História e Natureza” do departamento de história da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenado pela professora Regina Horta Duarte. Na ocasião, será realizada uma mesa redonda com a presença da professora do Departamento de História, Regina Horta Duarte, Natascha Stefania Carvalho de Ostos, bolsista de pós doutorado no programa de pós graduação de história da UFMG, além de Yuri Mello Mesquita, da Fundação Municipal de Cultura.