Pular para o conteúdo principal

Avenida Afonso Pena
Foto: Rogério Argolo

Arquivo público de BH realiza palestra sobre a história da avenida Afonso Pena

criado em - atualizado em

Com o tema “Identidade sociedade-espaço: Transformação e permanência na avenida Afonso Pena”, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza palestra que integra a programação do projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, para difundir as ações do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e produzir acervos acadêmicos sobre a capital mineira. A palestra acontece nesta terça-feira (20), às 8h, no auditório da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na rua Paraíba, 697 - Savassi. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia para a atividade.

 

A base da palestra é a dissertação de mestrado da pesquisadora Tatiana Pimentel, defendida na UFMG em 2022. O foco da dissertação é a história da avenida Afonso Pena, principal via do plano de implantação da nova capital mineira no século XIX, e, portanto, testemunha dos primeiros anos da ocupação urbana. O século XX trouxe uma intensa aceleração da transformação da paisagem das grandes cidades, que culminou no desenvolvimento de conceitos de preservação do patrimônio. Em Belo Horizonte, a partir de meados da década de 1930, a cidade começou a se verticalizar e a se transformar.

 

Apesar da transfiguração pela qual a avenida passou ao longo da história, ela atravessa o tempo com grande carga simbólica no imaginário coletivo. A partir dos conceitos de identidade cultural do elo sociedade-espaço, a pesquisadora irá apresentar um panorama da transformação da paisagem e analisar os principais casos de substituição de ícones, verificando a interferência da transformação de cada ponto na leitura da identidade da paisagem da avenida. Os ouvintes da palestra recebem um certificado de participação.

 

A pesquisadora Tatiana Pimentel possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2005), pós-graduação lato sensu em Iluminação de Design de Interiores pelo IPOG- Instituto de Pós-Graduação e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na UFMG (2022).

 

Novos Registros - Banco de Teses sobre Belo Horizonte

O projeto Novos Registros - Banco de Teses sobre Belo Horizonte é uma das principais ações de difusão cultural e divulgação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Durante o ano, são convidados palestrantes que tenham realizado trabalhos acadêmicos sobre a cidade em diversos campos do conhecimento ou sobre a área cultural e a preservação de acervos, para apresentações gratuitas e debates com público diversificado. As pesquisas selecionadas são de Mestrado ou de Doutorado, defendidos recentemente. Após a palestra, o convidado doa um exemplar do seu trabalho para o Banco de Teses do APCBH. Dessa forma, a comunidade passa a ter acesso às teses e dissertações na Sala de Consultas do Arquivo.

 

Serviço:

Projeto Novos Registros – Banco de Teses Sobre BH

Tema: Palestra sobre Identidade sociedade-espaço: Transformação e permanência na avenida Afonso Pena

Local: Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG (R. Paraíba, 697 - Savassi, Belo Horizonte)

Palestrante: Tatiana Pimentel

Data: 20 de setembro (terça-feira)

Horário: 8h

Informações para o público: novosregistros@pbh.gov.br.