Pular para o conteúdo principal

Fachada do Arquivo público da cidade de belo horizonte
Foto: Ricardo Laf/PBH

Arquivo Público da Cidade participa da 2ª Semana Nacional de Arquivos

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura (FMC), por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), participa de 4 a 9 de junho da 2ª Semana Nacional de Arquivos. Organizado pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa, o evento tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país. Entre as atividades programadas para o APCBH estão palestras, mesas redondas, além de uma expedição à rua Sapucaí, no bairro Floresta e uma exposição. A programação completa está disponível no site BH Faz Cultura. Todas as ações são gratuitas.
 

Um dos destaques da programação é a exposição “A trajetória do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte: 27 anos de histórias”. A mostra apresenta a trajetória da instituição como objeto, mostrando o processo de criação e consolidação do Arquivo como lugar de memória. O objetivo da exposição é permitir a divulgação dos diversos suportes documentais recolhidos, projetos realizados e metodologias de trabalho desenvolvidas ao longo dos 27 anos do APCBH.
 

Outra ação de destaque é o curso de formação de professores “Uso de Documentos na Sala de Aula”. O objetivo é pensar propostas de usos de documentos históricos para abordar problemáticas da atualidade, de forma que passado e presente estejam em diálogo, buscando a geração de sentido e de novos significados para o patrimônio documental da cidade. Como a oficina será realizada dia 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, a temática será o meio ambiente e, para isso, serão selecionados documentos sobre a Bacia do Onça e a Bacia do Arrudas, que pertencem ao acervo do APCBH. A oficina é aberta a professores das redes pública e privada, bem como estudantes de graduação. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativoapcbh@pbh.gov.br.


Exposição “A trajetória do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte: 27 anos de histórias”

    Ao eleger a própria trajetória da instituição como objeto, a exposição pretende apresentar o processo de criação e consolidação do Arquivo como lugar de memória. Tal iniciativa irá permitir a divulgação dos diversos suportes documentais recolhidos, projetos realizados e metodologias de trabalho desenvolvidas ao longo dos 27 anos do APCBH.


Programação

- Dia 4 de junho, às 14h - Palestra: Fotografias: organização, descrição e conservação.
Apresentação da metodologia utilizada pelo APCBH na ordenação e descrição de fotografias digitais. Nessa palestra também serão apresentadas as medidas de conservação e preservação das fotografias antes e depois do recolhimento ao Arquivo. (A programação do dia será voltada para o dia Mundial do Meio Ambiente)
Vagas limitadas
Inscrições: educativoapcbh@pbh.gov.br

- Dia 5 de junho, às 9h - Formação de professores: “Uso de documentos na sala de aula”.
O objetivo é pensar propostas de usos de documentos históricos para abordar problemáticas da atualidade, de forma que passado e presente estejam em diálogo, buscando a geração de sentido e de novos significados para o patrimônio documental da cidade. Como a oficina será realizada dia 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, a temática proposta será o meio ambiente, para isso, serão selecionados documentos sobre a Bacia do Onça e a Bacia do Arrudas, que pertencem ao acervo do APCBH. A oficina será aberta a professores das redes pública e privada, bem como estudantes de graduação.
Vagas limitadas
Inscrições: educativoapcbh@pbh.gov.br

- Dia 5 de junho, às 19h - Mesa redonda: “Natureza Urbana”
O debate objetiva reunir representantes do meio acadêmico, da administração pública e da iniciativa privada para uma reflexão acerca das múltiplas questões que envolvem o meio ambiente e sua relação com a cidade. Na ocasião, também serão apresentadas as possibilidades de pesquisa sobre a temática no acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.
Local: UFMG Auditório IGC Av. Antônio Carlos, 6.627
Horário: 19h

Dia 6 de junho, às 14h - Expedição à Rua Sapucaí
A Expedição é um convite aos estudantes da rede municipal de Belo Horizonte para a realização de uma caminhada pela Rua Sapucaí com o objetivo de observar a Praça da Estação e seu entorno, por meio de uma vivência lúdica. Na oportunidade refletiremos com os alunos sobre as transformações do espaço urbano na Praça e em seu entorno, ao longo tempo.

- Dia 7 de junho, às 19h - Mesa redonda “Violência contra a mulher: perspectivas e debates em Belo Horizonte”
A discussão sobre a violência contra a mulher é tema recorrente na atualidade e faz parte dos debates promovidos ao longo da história na casa legislativa municipal. Nessa perspectiva, o Arquivo Público da Cidade propõe a realização do evento com o objetivo de pensar historicamente a discussão dentro da Câmara Municipal e da Prefeitura de Belo Horizonte. Também é importante compreender de que forma o tema é debatido nos dias de hoje e como as instituições atuam na luta contra esse tipo de violência, em diálogo com a sociedade. O APCBH pretende, ainda, apresentar parte do acervo documental que trata a temática, bem como fomentar pesquisas na área.
Vagas: Sujeito a lotação
Local: Museu da Moda - rua da Bahia, 1149 - Centro, Belo Horizonte.