Pular para o conteúdo principal

Revista Eltrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Foto: Divulgação PBH

Arquivo Público da Cidade de BH lança 7ª edição da Revista Eletrônica

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam na quinta-feira, dia 10, às 19h, por meio de uma live, a 7ª edição da Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. A nova edição publica o dossiê “O Patrimônio Cultural em Belo Horizonte”, com  reflexões sobre as diferentes formas de reconhecimento do patrimônio cultural do município em suas dimensões material e imaterial. A revista estará disponível para consulta on-line no Portal da PBH e a transmissão da live será realizada por meio do Youtube da Fundação Municipal de Cultura, neste link.

Nesta edição serão publicados 16 artigos, além de uma resenha, uma entrevista e duas propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula. Os textos publicados são de autores das diversas áreas acadêmicas, e tratam dos aspectos do patrimônio cultural da cidade em seus vários aspectos, possibilitando uma reflexão sobre políticas patrimoniais, memória, história e identidade.

“Muitos são os esforços em pesquisas e as mobilizações para o reconhecimento e a salvaguarda dos bens culturais, caros à diversidade identitária de nossa sociedade. A escolha do tema desta edição se deve ao fato de que, mais do que nunca, as políticas patrimoniais devem estar asseguradas e cada vez mais fortes para a preservação da cultura, da memória e da história de todos”, destaca a Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin.

 

Live de lançamento

A live de lançamento da 7ª edição da revista terá a presença de dois estudiosos do patrimônio cultural de Belo Horizonte: Laura Moura Martins, analista de Patrimônio Cultural Imaterial do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha–MG), e Daniel Silva Queiroga, advogado, professor e especialista do patrimônio cultural.

A  Revista é um periódico anual de caráter acadêmico e científico que recebe artigos, resenhas e propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula. A publicação abrange as várias áreas do conhecimento que se debruçam sobre a cidade de Belo Horizonte. Todos os artigos recebidos, antes de sua publicação, passam pela avaliação de pareceristas, que são estudiosos de notório conhecimento sobre o tema abordado. A cada edição, a revista traz um dossiê temático com assuntos pertinentes à capital, com o intuito de fomentar o debate sobre a cidade. O periódico também publica, a cada edição, uma entrevista com um pesquisador sobre a temática do dossiê.