Pular para o conteúdo principal

Foto de documentos
Foto: APCBH

Arquivo Público da Cidade de BH debate uso de documentos históricos na educação

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam no próximo dia 27 de abril, às 14h, a 6ª edição do “Encontro de Formação do Educativo APCBH”, projeto desenvolvido pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, que será feito pela primeira vez em formato virtual. A palestra dessa edição será “Os arquivos e a produção de conhecimentos históricos educacionais”, ministrada pela professora e pesquisadora Adriana Carvalho Koyama. 

 

A atividade será transmitida ao vivo em plataforma on-line gratuita e abordará o uso de documentos de arquivo em atividades educacionais. Os interessados em participar devem realizar a inscrição prévia enviando um e-mail para educativoapcbh@pbh.gov.br. Os inscritos receberão o link de acesso ao encontro por e-mail e poderão participar de um chat ao vivo durante a palestra.

 

"O Encontro de Formação do Educativo APCBH surgiu há três anos com o intuito de oferecer um espaço de formação, debate e aprofundamento sobre a cidade de Belo Horizonte e sua relação com o patrimônio cultural, as suas formas de mediação, bem como as possibilidades de seu uso pedagógico. Essa ação é de suma importância, por oferecer a professores, estudantes e mediadores da cidade uma oportunidade de formação no âmbito da educação pelo patrimônio cultural”, afirma a diretora de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura, Françoise Jean de Oliveira Souza. 

 

Convidada da edição, Adriana Carvalho Koyama é professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduada em História, possui doutorado em Educação pela universidade e pesquisa as relações entre Educação e História, com ênfase na memória, no patrimônio e na formação de professores. 

 

Encontro de Formação do Educativo APCBH 

 

O “Encontro de Formação do Educativo APCBH” é uma ação de educação pelo patrimônio oferecia pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. A atividade é realizada em formato de palestra, direcionada a professores do ensino fundamental, estudantes de graduação e mediadores culturais de centros de memória, museus e arquivos, bem como demais interessados. Os encontros discutem questões relacionadas à educação, à memória, ao patrimônio e à mediação, assim como temas mais gerais relacionados à cidade de Belo Horizonte. Os participantes receberão um certificado.