Pular para o conteúdo principal

Mapa da operação de trânsito no Centro para a Virada Cultural 2019.
Arte: PBH

Área Central terá operação especial para a Virada Cultural de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

 

A BHTrans realiza operação de trânsito e transportes para a Virada Cultural de Belo Horizonte 2019, de sexta-feira, dia 19 de julho, até a madrugada de segunda-feira, dia 22. Será implantada uma área de interdição em algumas vias da Área Central onde serão realizados os eventos e serão montados os palcos da Virada Cultural 2019. Faixas vão orientar os condutores sobre os desvios. 

 

Os acessos à Área Hospitalar estarão liberados e devem ser preservados para garantir a mobilidade dos veículos de emergência. Ao todo, cerca de 80 pessoas estarão empenhadas na operação da Virada Cultural. Nas ruas, 50 agentes da Unidade Integrada de Trânsito irão monitorar, fiscalizar e orientar o tráfego no centro da cidade.

 

 

Intervenções no trânsito

A partir de sexta-feira, dia 19

 

  • A partir das 20h 

- Interdição da rua dos Guaicurus, entre as ruas São Paulo e Curitiba;

- Interdição de meia pista do Viaduto Santa Tereza;


 

A partir de sábado, dia 20

  • A partir das 14h 

Diversas vias no hipercentro da capital começam a ser interditas entre 14h e 17h. As interdições iniciadas nesse período permanecem até o fim dos eventos e a desmontagem da estrutura da Virada Cultural 2019 está prevista até 3h de segunda-feira, dia 22;

 

As interdições para a Feira de Artesanato (avenida Afonso Pena entre avenida Carandaí e rua da Bahia) estarão ativas durante o domingo da Virada Cultural 2019.


 

Mapa de intervenção

 

 

Transporte coletivo

Para curtir essa festa com tranquilidade, a BHTrans orienta os participantes a usarem o transporte coletivo, como o metrô e ônibus. Será realizado reforço nas linhas do MOVE (para as estações São Gabriel, Vilarinho, Pampulha e Venda Nova) e linhas que atendem as estações Diamante e Barreiro. As linhas circulares (SC04, SC01 e 105) também terão reforço para facilitar o acesso dos participantes aos diversos palcos e eventos. Serão criados pontos de táxi nas vias liberadas ao trânsito e próximos aos palcos.

 

As linhas do MOVE que realizam embarque e desembarque nas estações Carijós e Rio de Janeiro irão operar normalmente nas avenidas Paraná e Santos Dumont. As estações Tamoios e São Paulo não operam aos domingos. O aplicativo SIU Mobile mostra o tempo estimado para o ônibus passar no ponto, trazendo assim, mais comodidade e tranquilidade. Acesse e baixe o aplicativo SIU Mobile

 

mapa

Pontos desativados 

Em função da área de interdição, algumas linhas do transporte coletivo terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na Área Central a partir das 17h de sábado, dia 20, até o fim do evento. Fique atento:

 

- Os ônibus que vêm das avenidas Pedro II, Cristiano Machado e Antônio Carlos terão os pontos na avenida Olegário Maciel.

 

- Os ônibus que vêm das avenidas Amazonas, Afonso Pena, Alfredo Balena, Brasil e do Contorno terão os pontos na rua dos Timbiras e na avenida Augusto de Lima. 

Os ônibus realizarão o embarque e o desembarque em todos os pontos ao longo dos desvios sempre que solicitados.

 

Confira aqui os desvios das linhas alteradas.

 

 

Bicicletas nos ônibus 

Na Virada Cultural está liberado o acesso e o transporte de bicicletas dentro dos ônibus. A recomendação é que o ciclista use o bom senso e coloque a bicicleta sem incomodar os demais passageiros. 

 

 

Posso ajudar? 

Para orientar os participantes da Virada Cultural 2019, empregados da BHTRANS prestarão informações sobre as mudanças no transporte coletivo e os locais de pontos de táxi. A central do Posso Ajudar? ficará na Praça Sete (Próximo ao UAI Praça Sete).

 

 

Metrô

O metrô irá operar 24 horas para atender os participantes. A estação Central, na Praça da Estação, permanecerá aberta durante toda a programação da Virada Cultural 2019 e o participante poderá desembarcar em qualquer estação.

 

 

BHTrans educa na Virada Cultural 2019

A Gerência de Educação para Mobilidade da BHTrans irá apresentar esquetes e espetáculos teatrais que refletem de forma educativa e divertida a realidade e os desafios diários na construção de uma mobilidade urbana sustentável para a cidade. 

 

Domingo, dia 21

 

9h – Palco No Circuito - (DES) Embarque

 

10h30 – Palco No Circuito - "Trânsito, bárbaro, trânsito!"

 

14h55 – Palco Coreto - Espetáculo "Uma Cidade Bem Legal"