Pular para o conteúdo principal

Área atingida por queimadas na Serra do Engenho Nogueira será revitalizada
Foto: Wanderson Marinho

Área atingida por queimadas na Serra do Engenho Nogueira será revitalizada

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai revitalizar cerca de 10 mil metros quadrados de área pública na Serra do Engenho Nogueira, na região da Pampulha. Na manhã do último domingo (26) um incêndio iniciado em área particular próxima ao Anel Rodoviário se alastrou e atingiu aproximadamente 300 das 5 mil novas árvores plantadas pela PBH. 

A recuperação da área fará parte do projeto Montes Verdes, programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que atua na revegetação de áreas verdes degradadas na capital. A iniciativa prioriza ações em espaços que tenham sofrido com queimadas, ou passaram por ocupações irregulares, poluição, entre outros, e tem por objetivo identificar, catalogar, caracterizar, propor e executar planos de reflorestamento. O foco inicial do projeto são as áreas públicas municipais, utilizando, para sua execução, desde recursos humanos existentes na própria Prefeitura, até recursos financeiros oriundo de compensações ambientais e condicionantes do licenciamento ambiental. 

Antes do incêndio, a região já havia passado por replantios. As manutenções frequentes no espaço, inclusive, ajudaram a conter as chamas e evitar que o incêndio se espalhasse mais, como explica Wanderson Marinho de Abreu, idealizador do projeto Montes Verdes e servidor da Secretaria de Meio Ambiente. 

“Nas áreas revitalizadas pelo Montes Verdes, a gente realiza todo o tipo de manutenção necessária para o reflorestamento. Recentemente, foi feita a remoção de terra e capim no entorno das mudas para facilitar a infiltração de água, a irrigação no período seco e a roçada, esta última responsável por controlar o incêndio e impedir que ele se alastrasse por uma área mais extensa”, afirma. 

É importante ressaltar que incêndios florestais motivados pela ação humana são crimes previstos pelo Código Penal, com pena de 3 a 6 anos de reclusão e multa. A Prefeitura, por meio das ações de Educação Ambiental, realiza constantes iniciativas de conscientização.