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Aposentado nascido em dezembro tem até quinta-feira (28) para se recadastrar
Arte/PBH

Aposentado nascido em dezembro tem até quinta-feira (28) para se recadastrar

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Termina nesta quinta-feira (28) o prazo para o recadastramento de aposentados e pensionistas nascidos em dezembro e que recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte. Dos 1.615 aniversariantes do mês, 430 (26,63%) ainda não fizeram o procedimento. Caso perca o prazo, o salário desses beneficiários será suspenso e só será retomado após a efetivação do recadastramento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamentos.

Para realizar o processo, o aposentado deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o procedimento não poderá ser feito no autoatendimento.

O recadastramento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo foi atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.

A Prefeitura possui 20 mil aposentados e pensionistas, que devem fazer a prova de vida todos os anos, sempre no mês de aniversário.

Documentação Necessária

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.

Acamados e outros casos excepcionais

Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Nesses casos, acesse pbh.gov.br para saber os procedimentos necessários. Basta clicar em “Acesso Rápido”e, em seguida, Aposentados e pensionistas.

Perderam o prazo em 2023

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que dois aniversariantes de fevereiro (0,14% do total); um nascido no mês de abril (0,06%); um de maio (0,06%); seis de junho (0,37%); nove de julho (0,56%); seis do mês de agosto (0,37%); dez do mês de setembro (0,64%);   21 de outubro (1,22%); e outros 105 de novembro  (6,34%) não fizeram o recadastramento no prazo e estão com o salário bloqueados.

Atenção ao cronograma e aos locais de atendimento:

Os 56 aniversariantes de janeiro a outubro que não fizeram o recadastramento:

  • Até o dia 28 de dezembro: comparecer em qualquer unidade do Bradesco.

Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

 

 

  • A partir de 2 de janeiro de 2024:  somente na Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Avenida Augusto de Lima, 30, Centro). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h40. Nesses casos não é necessário agendamento.

  •  

Os 105 aniversariantes de novembro que não fizeram o recadastramento:  

 

  • Até o dia 31 de janeiro de 2024: comparecer em qualquer unidade do Bradesco.

    Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.
     

  • A partir do dia 1º de fevereiro de 2024:  somente na Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Avenida Augusto de Lima, 30, Centro). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h40. Nesses casos não é necessário agendamento.