9 July 2021 -
O Centro de Referência de Assistência (CRAS) Vila Califórnia, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, retomou os atendimentos e acompanhamentos em sede própria nessa quarta-feira, dia 7. Após a realização de intervenções na estrutura, a unidade volta a funcionar na avenida Avaí, 700, Vila Califórnia.
A obra contemplou a recuperação estrutural dos três andares do prédio, garantindo mais qualidade, condições de trabalho e acessibilidade para o atendimento e acompanhamento socioassistencial. As intervenções foram realizadas pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).
O CRAS Califórnia foi inaugurado em 2013, mas em 2016 precisou ser realocada para o prédio do Centro Dia do Idoso, localizado no bairro Dom Cabral, devido à necessidade de vistorias e obras de escoramento, além da reparação da estrutura do prédio.
Agora, 5 anos depois, com espaço físico reformado, a equipe de referência do CRAS retorna ao endereço original. Com a restauração do espaço será possível a ampliação dos serviços e programas, além do acesso para a comunidade referenciada na unidade pública do SUAS/BH.
Outras ações e atividades acontecem no espaço físico do CRAS, como a inclusão digital, promovida pela Prodabel, e a academia da cidade, promovida pela Secretaria de Saúde, fomentando a integralidade e intersetorialidade de proteção social pública no território com altos índices de vulnerabilidade e risco social.
A edificação tem aproximadamente 950 m², divididos nos três pavimentos com diversos espaços: recepção, salas para atividades coletivas e atendimentos técnicos individualizados e famílias, auditório, cozinha equipada, banheiros adaptados, disponibilidade de ponto de internet e wi-fi.
Atendimento e Acompanhamento Socioassistencial
No último ano, o CRAS Vila Califórnia atendeu mais de 1,2 mil famílias que são referenciadas no território de abrangência. Na unidade são executados os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa Maior Cuidado. As famílias e indivíduos são acompanhadas pelos serviços e inseridas nos benefícios, programas e projetos, transferência de renda e Cadastro Único.
Para o secretário adjunto e subsecretário de Assistência Social, José Crus, a retomada do CRAS para a sede original chega em boa hora para comunidade. “A unidade é a referência no território para acesso a direitos sociais, tendo em vista a necessária ampliação da proteção social, por meio de serviços e benefícios, em especial neste contexto de pandemia e de agravamento da pobreza e da extrema pobreza. Todas as provisões públicas do CRAS objetivam a prevenção de situações de violação de direitos e de violência que acometem as famílias mais pobres e vulneráveis”, afirma.