Pular para o conteúdo principal

Após passar por modernização, relógio da sede da PBH volta a funcionar
Foto: Rodrigo Clemente

Após passar por modernização, relógio da sede da PBH volta a funcionar

criado em - atualizado em

Mais moderno e com um novo sistema, o relógio de quatro faces que ocupa a torre da sede da Prefeitura de Belo Horizonte voltou a funcionar em fase de teste nesta quarta-feira, dia 17. A fachada é a mesma, mas o sistema ganhou um mecanismo digital, permitindo precisão na marcação das horas. 

A última reforma no equipamento havia sido feita entre 2005 e 2006. Desde essa troca do sistema, a antiga empresa teve dificuldades em manter a regularidade do funcionamento das quatro faces. 

Para resolver a questão e trocar o sistema por outro mais simples, permitindo que a manutenção seja realizada por qualquer empresa especializada, a atual gestão abriu licitação, que foi vencida pela empresa Artes Gregas e Romanas, do Rio de Janeiro. A empresa restaurou os ponteiros e trocou todo o mecanismo do relógio. 

Os ponteiros das quatro faces do relógio foram retirados em 30 de setembro para serem restaurados e seu maquinário interno também foi modernizado. A empresa deverá fazer a manutenção do relógio por um período de 12 meses. 

Segundo o restaurador e engenheiro eletromecânico, responsável pelo novo sistema, Edgar De Paulis, a troca para um equipamento mais moderno e atual que permitiu o funcionamento do relógio. “São duas sensações. Eu gosto muito da elaboração, da implantação do sistema e, obviamente, quando já está funcionando é uma sensação indescritível”, afirmou.