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Mão humana segura celular com app Carnava de Belo Horizonte. Ao fundo, árvores e avenida com carros.
Foto: Stênio Lima/PBH

Aplicativos desenvolvidos pela Prodabel facilitam a vida do cidadão

05/12/2018 | 16:46 | atualizado em 06/12/2018 | 14:55
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Informática do Município (Prodabel), teve, em 2018, um papel importante na produção de ferramentas que ajudaram milhares de pessoas. A atuação da Empresa, em parceria com outros setores da Prefeitura, resultou na criação de aplicativos de interesse público, seja na prestação de serviços ou até mesmo no auxílio para eventos realizados na cidade. As ações, além de facilitarem a vida das pessoas, trouxeram ainda outros benefícios, como a economia para os cofres públicos e eficiência na gestão e operação dos serviços.

O destaque fica por conta da implantação do Rotativo Digital na cidade, desenvolvido junto com a BHTrans. Em menos de seis meses de uso, o Rotativo Digital caiu no gosto dos cidadãos e, atualmente, mais de 219 mil usuários utilizam o novo sistema que possui um alto índice de satisfação dos usuários. Além de desenvolver a plataforma de Gestão do Rotativo Digital, a Prodabel é responsável pelo aplicativo Rotativo Digital BH.

Outro detalhe importante é que o sistema utilizado para a criação do novo modelo colocou a capital mineira em uma posição de destaque também no campo da tecnologia. Isto porque, pela primeira vez, a tecnologia Blockchain (cadeia de blocos) foi utilizada para implantação do estacionamento rotativo. Para que se tenha uma ideia, a tecnologia é a mesma utilizada na criação de criptomoedas como o Bitcoin, e garante a segurança do processo de comercialização dos créditos do rotativo digital. Na prática, isto representa mais qualidade no serviço prestado, agilidade e transparência para o cidadão que utiliza os aplicativos, para as empresas distribuidoras e até mesmo para o órgão fiscalizador, a BHTrans.

Ainda na prestação de serviços, o aplicativo da Prefeitura (PBH APP, disponível para Android e iOs), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão, também trouxe para o cidadão um novo canal de relacionamento com a Prefeitura. Através dele, o usuário pode registrar e acompanhar demandas, emitir 2ª via da guia do IPTU, localizar equipamentos públicos no mapa da cidade, entre outros serviços.



Eventos

A tecnologia também é aplicada em grandes eventos: o Carnaval e o Arraial de Belo Horizonte se transformaram em duas das maiores festas do Brasil. E para oferecer serviços com qualidade, a Prodabel desenvolveu, com o apoio da Belotur, aplicativos com todos os detalhes das festas. Os aplicativos fornecem desde informações sobre as atrações como os locais, horários, até rotas alternativas e serviços disponíveis, entre outras.

Superintendente de Arquitetura de Sistemas da Prodabel, Henrique Nascimento explica que essas ações fazem parte do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente. “Nosso objetivo é utilizar a tecnologia para melhorar a prestação de serviços e consequentemente a qualidade de vida o cidadão”.
 
 

05/12/2018. Tecnologia à serviço do cidadão. Fotos: Divulgação/Prodabel


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